Homens têm doenças nos rins mais graves. Cientistas descobrem a razão

Lordelo

Avensat
naom_636d42763d1d1.jpg



Até ao momento, não tinha sido encontrada uma razão que explicasse o facto de os homens terem sempre doenças nos rins mais graves. Um grupo de cientistas da Duke Health parece ter encontrado a resposta. O estudo que realizaram foi publicado na revista Cell Reports.









A pesquisa mostrou que as mulheres estavam melhor protegidas do que os homens quando ocorre, por exemplo, um caso de insuficiência renal. São possuidoras de um antioxidante que lhes dá uma proteção nos rins.


Tomokazu Souma, um dos responsáveis pelo estudo, afirmou que esse antioxidante deve ser estudado para beneficiar também os homens.


“Esta pesquisa é um passo para identificar as causas e sugere que essa resiliência feminina possa ser aproveitada terapeuticamente para melhorar o tratamento renal em ambos os sexos”, explicou o médico.


Em causa podem estar os níveis de testosterona que não possibilitam esse antioxidante de aturar nos rins no caso dos homens, o que leva a uma doença mais prolongada. “Acreditamos que há um forte potencial para aumentar a capacidade de resistência dos rins”, concluiu.

IN:NM
 
Voltar
Topo