Espanha poderá vir a adotar o mesmo fuso horário que Portugal e, assim, ter a mesma hora. Uma subcomissão parlamentar vai solicitar ao Governo, quinta-feira, estudos sócio-económicos para saber quanto custaria atrasar os relógios uma hora.
foto GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO
Hora em Espanha poderá vir a ser a mesma que em Portugal
Foi em 1940 - como recorda o diário "ABC" - que Espanha abandonou o seu fuso horário - o do meridiano de Greenwich, seguido por Portugal - e decidiu adiantar o relógio uma hora. Desta forma, Espanha é o único país europeu que tem um horário desfasado das horas de luz e de escuridão naturais.
Assim, uma subcomissão parlamentar, que pretende avançar com esta proposta, vai pedir ao Governo que mande realizar estudos que apontem os custos para a adoção do fuso horário solar.
"Voltar ao nosso fuso horário pressupõe uma poupança total em todos os sentidos já que voltaremos a viver com o Sol. O que temos agora não faz sentido, porque vivemos a mesma hora que a Polónia. O regresso ao fuso horário do meridiano de Greenwich supõe abandonar um 'jet lag' que arrastamos desde os anos 40", disse ao ABC Nuria Chincilla, diretora do Centro Internacional de Trabalho e Família.
jn