Lordelo
Avensat
Dois bebés foram trocados, em 2002, num hospital público de Rioja, em Espanha, acabando por viver com famílias que não eram as suas durante quase duas décadas
De acordo com o jornal La Rioja, uma das vítimas, uma jovem de 19 anos que descobriu o erro através de um teste de ADN, reclama agora uma indemnização de três milhões de euros ao Ministério da Saúde pelos danos causados. Até ao momento, a outra família afetada, que já terá sido informada da alegada negligência, não reagiu.
Ainda segundo a mesma publicação, as duas meninas, que nasceram no mesmo dia, foram trocadas no já extinto hospital de San Millán, em Logroño. As bebés terão nascido com cinco horas de diferença e com pouco peso. Ambas foram imediatamente colocadas em incubadoras e terá sido aí que ocorreu a troca de identidade.
A jovem que agora pede a indemnização, cujo nome não foi revelado, foi criada num ambiente familiar complicado e educada pela avó (não biológica).
A primeira suspeita de que algo se passava surgiu em 2017, depois de a suposta mãe ter processado o ex-companheiro por este não cuidar da alegada filha.
As disputas terminaram num teste de ADN que revelou que o homem não era pai da adolescente. Perante este resultado, foram também feitas análises à mãe que demonstraram que esta também não era geneticamente aparentada com a filha.
Quando fez 16 anos, a lesada contratou um advogado para levar o caso a tribunal. Entretanto, a Inspeção Sanitária de La Rioja iniciou uma investigação e chegou à conclusão que houve uma troca de bebés.
Neste momento, estão a decorrer dois processos judiciais relacionados com o caso. Um, a cargo do Ministério Público, que pretende defender os direitos dos menores e corrigir o processo de filiação.
Outro em nome da única queixosa que reclama três milhões de euros pelos danos causados.
A ministra da Saúde de Rioja, Sara Alba, já reagiu ao processo. "É um caso ocorrido há quase duas décadas. Foi um erro humano e, como o hospital já não existe, ainda não foi possível concluir quem cometeu esse mesmo erro", salientou a governante.
IN:NM