Intestinos doentes? Os sinais a que deve estar atento

Lordelo

Avensat
naom_63371b06af6a0.jpg

Manter a saúde intestinal regular é bastante importante para o normal funcionamento do organismo. Há quem considere mesmo os intestinos como um 'segundo cérebro'. Existem alguns sinais a que deve estar atento, tudo para evitar algum tipo de doença neste órgão.









O portal The Healthy falou com a nutricionista Lisa Dreher para perceber os sintomas que o podem fazer levar a procurar um médico especialista.


O estômago está a dar alertas


Inchaço regular e prisão de ventre são alguns dos sinais de alerta. “O desconforto gastrointestinal, especialmente depois de comer refeições ricas em carboidratos, pode ser o resultado de má digestão”, explica Lisa Dreher. Acaba por ser no estômago que tudo começa.


Tem desejos por certo tipo de alimentos


O desejo por alimentos com demasiado açúcar pode indicar que está com um desequilíbrio nas bactérias intestinais.


Está a perder (ou a ganhar) peso muito rápido


“Alguns micróbios do intestino delgado podem interferir na absorção de vitaminas, minerais e gordura, o que pode levar a mudanças bruscas de peso”, continua.


Sente-se ansioso e triste


Grande parte do neurotransmissor que afeta o humor é produzido nos intestinos. “Desequilíbrios intestinais podem desencadear sintomas depressivos”, alerta Lisa Dreher.


Não está a dormir bem


“Não ter serotonina suficiente pode levar a crises de insónias ou dificuldade em dormir”, explica.


Lesões na pele


“Erupções cutâneas e eczema podem ser um sinal de má saúde intestinal, uma vez que se desenvolvem quando existe um desequilíbrio nas bactérias intestinais”, continua.

IN:NM
 
Voltar
Topo