Investidor russo? Oferta para comprar aeroporto alemão gera controvérsia

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A região de Hesse, acionista minoritário deste aeroporto, "é extremamente crítica quanto a uma eventual venda do aeroporto de Hahn a um investidor russo", indicou à AFP o Ministério das Finanças regional.


"Pedimos ao Governo federal (...) para explorar todas as opções para impedir a venda", acrescentou.

Durante uma reunião de credores do aeroporto realizada na terça-feira, o contrato não foi atribuído, sendo a decisão adiada, disse aos jornalistas o administrador judicial Jan Markus Plathner.

Há pelo menos duas ofertas para a aquisição do aeroporto, dedicado essencialmente a voos de baixo custo e em dificuldades após a pandemia de covid-19.

Tirando as considerações políticas, trata-se de "dois bons investidores", segundo Plathner.

Os candidatos são o grupo imobiliário alemão Richter e a empresa "NR Holding", proprietária do autódromo de Nürburgring, e cujo acionista é o empresário russo Viktor Kharitonin,

Kharitonin está ligado ao setor farmacêutico e é visto como próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, segundo a rede de 'media' Euractiv.

O milionário, que é líder do laboratório farmacêutico Pharmstandard, fabricante da vacina russa contra a covid-19 Sputnik, não está na lista das figuras que são alvo de sanções da União Europeia depois da ofensiva de Moscovo na Ucrânia.

No entanto, "não podemos, neste momento, fazer negócios com oligarcas russos", insistiu o ministro das Finanças do Hesse, Michael Boddenberg (CDU), em declarações a uma rádio pública regional.

O Ministério da Economia e Ação Climática, liderado pelo vice-chanceler Robert Habeck, de Os Verdes, está atualmente a analisar o caso, disse na quarta-feira a subsecretária parlamentar Franziska Brantner.

O aeroporto abriu em 1993 numa antiga base norte-americana e foi comprado em 2017 pelo grupo chinês HNA.

Leia Também:

 
Voltar
Topo