Investigadores afirmam que existem quatro tipos de Covid longa

Lordelo

Avensat
naom_63bd19bfdc3b5.jpg


No passado verão, Já em dezembro, um novo estudo publicado na revista Nature Medicine sugere que, afinal, podem ser quatro categorias relacionadas com os sintomas.






A investigação analisou mais de 35 mil pacientes com Covid longa. Usaram um algoritmo para analisar e classificar os diversos sinais da doença identificados. Foram encontradas quatro grupos de sintomas.





São eles os que afetam: os sistemas cardíaco e renal; o sistema respiratório, sono e problemas de ansiedade; o sistema nervoso; e o sistema digestivo e respiratório. O mais comum acabou por ser o primeiro, com 34% dos casos.


Segundo a pesquisa, cada um deles apresenta um conjunto de sintomas específicos. É o caso da tosse e da dor no peito como sinais respiratórios, a diarreia e a dor de estômago como sinais que afetam o sistema digestivo.


“Existem alguns estudos que mostram a existência de uma ampla gama de possíveis sintomas e sinais de Covid Longa, mas ainda não está claro se é mais provável que pareçam individualmente. Este estudo visou preencher essa lacuna de conhecimento”, explica Fei Wang, um dos autores desta investigação.

IN:NM
 
Voltar
Topo