Investigadores do Porto criam tecnologia que pode integrar missões espaciais em

genios

Avensat
ng1441002_435x220.jpg


Dois investigadores do Porto concluíram o primeiro protótipo laboratorial de uma variante de radar com radiação laser para aquisição de imagens 3D (LIDAR) que poderá integrar missões da Agência Espacial Europeia (ESA) já em 2018.

Em comunicado de hoje, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) informa que o LIDAR, previsto para integrar veículos espaciais em missões de exploração do sistema solar, foi desenvolvido por Filipe Magalhães e Francisco Araújo, ambos investigadores do laboratório associado INESC TEC.

Este é um projecto financiado pela ESA, cuja principal vantagem, de acordo com Filipe Magalhães, é a leveza de um equipamento que pode auxiliar na aterragem de sondas, na navegação de robôs na superfície de planetas ou luas e até na recolha e transporte de amostras do solo de Marte para a Terra.

"Nas missões espaciais, cada quilograma a mais traduz-se em milhares de euros de despesa em combustível e energia", referiu Filipe Magalhães.

Mas o sistema "compressive sensing" (sensorização compressiva) permite que seja possível recolher imagens - resolução de 1024x768 - com uma câmara de apenas um detector com apenas um pixel, sem qualquer tipo de varrimento ou movimento, o que torna esta tecnologia leve.

Outra vantagem do LIDAR desenvolvido pelos investigadores do INESC Porto, com o apoio da ESA, é a recolha de imagens 2D e 3D que servem para medições em comprimentos de onda, algo que até à data "eram impossíveis ou então muito dispendiosas".

Segundo o técnico da ESA João Pereira do Carmo, citado no comunicado do INESC Porto, "a inexistência, na Europa, de detectores de grande resolução para a obtenção de imagens 3D e os elevados custos do seu possível desenvolvimento", levaram a Agência Espacial Europeia "a promover soluções alternativas e de grande potencial" com é considerada esta proposta de Filipe Magalhães e Francisco Araújo.

"Outra vantagem do sistema é a possibilidade de miniaturizar o sensor, reduzindo substancialmente a massa e a potência consumida, exponenciando o número de aplicações e missões espaciais para o qual pode ser considerado no futuro", salienta João Pereira do Carmo.

Pretende-se, assim, que o LIDAR do INESC venha a permitir identificar qual a melhor localização para a aterragem das sondas espaciais na Lua ou em Marte.

Este radar fará essa identificação através de uma análise topográfica do terreno, tendo por base a aquisição de imagens e as respectivas distâncias registadas para cada pixel da imagem.

Conforme dados do INESC "os robôs exploradores na superfície do planeta também podem detectar obstáculos e movimentar-se mais facilmente graças às potencialidades abertas por este sistema".

"Facilitar a recolha e o transporte de amostras do solo de Marte para a Terra, ao localizar a posição exacta da cápsula em órbita com as amostras", é outro dos objectivos do sistema desenvolvido pelos investigadores do laboratório do Porto que conta arrancar com uma segunda fase de desenvolvimento deste sistema já no início de 2014.

"O INESC TEC, Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto, é uma das poucas instituições do mundo a trabalhar na aplicação desta tecnologia à exploração espacial, lê-se no comunicado.

Lusa/SOL
 
Voltar
Topo