Iryna foi identificada pelas unhas. Agora, é um símbolo da guerra

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Iryna Filkina, uma mulher de 52 anos, foi morta pelas tropas russas na cidade ucraniana de Bucha, nos arredores de Kyiv, nos primeiros dias da guerra, iniciada a 24 de fevereiro de 2022. Foi e tornou-se um dos símbolos da guerra na Ucrânia. Quase um ano após o conflito, a família e amigos ainda lamentam a morte.

A morte terá ocorrido a 5 de março, mas só foi descoberta quase um mês depois, quando as autoridades ucranianas e a comunicação social voltaram a ter acesso a Bucha. No total, segundo a estimativa do autarca da cidade, mais de 410 civis foram mortos a tiro pelas tropas russas, alguns ainda com as mãos atadas atrás das costas.

Segundo a família de Iryna, a mulher foi baleada por soldados russos quando voltava para casa do trabalho na rua Yablunska, onde foram encontrados vários corpos na berma da estrada.

“Para mim, o mundo acabou a 5 de março”, disse Svitlana Safonova, irmã mais velha de Iryna, à agência de notícias Reuters. “Uma coisa é quando alguém morre após uma longa doença e é enterrado. É outra se alguém for morto inesperadamente e sem motivo”, acrescentou a mulher, junto à campa da irmã, num dos cinco novos cemitérios de Bucha.

As , uma delas com um coração, foram reconhecidas por Anastasiia Subacheva, maquilhadora e amiga de Iryna, que residia na cidade vizinha Hostomel e fugiu para a Polónia no início da guerra.

“Era uma noite normal”, começou por referir à Reuters. “Quando estava no Instagram, vi uma publicação com fotografias da Iryna e da sua mão. Deixei de respirar”, acrescentou.

“Analisei as nossas mensagens e comparei as fotografias que lhe tirei com essa fotografia. E era ela. Comecei a gritar... Chorei no ombro da minha mãe, senti-me muito vazia e magoada”, disse.

Iryna, segundo recordou Anastasiia, trabalhava num centro comercial popular no centro de Kyiv. Antes do início da guerra, tinha começado a ter aulas de maquilhagem. “Quando penso nela, quero sorrir”, afirmou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também:

Voltar