Itália: Derby de Turim envolto em enorme polémica

florindo

Avensat
juventustorino.jpg


Derby de Turim envolto em enorme polémica

Não, não houve feridos nem jogadas duvidosas. Houve sim danos morais. O «derby» de Turim, entre Juventus e Torino, continua a dar que falar. Em Itália e um pouco por toda a Europa. A história conta-se em poucas palavras.

Durante o desafio de sábado, que a Juve venceu por 3-0, golos de Giovinco e Marchisio, um grupo de tiffosi da Vecchia Signora exibiu um cartaz onde se lia «Nós somos o orgulho e glória de Turim, vocês apenas um acidente», alusão à tragédia aérea de Superga, em 1949, quando o avião que transportava o plantel do Grande Torino (assim se chamava o Torino na altura) se despenhou, vitimando toda a equipa – no total, 31 pessoas perderam a vida.

Indignados (para não dizer outra coisa...) e revoltados com as palavras, de muito mau gosto, a fúria dos adeptos do clube visitante concentrou-se...nas cadeiras do Estádio da Juventus. Resultado: 200 foram arrancadas e queimadas, atos de vandalismo que valeram ao Torino uma multa de 25 mil euros. E é aqui que estala a polémica.

Ok, a Juventus também foi sancionada mas em...10 mil euros, por ofensa à memória das vítimas de 1949. O Torino contesta de forma veemente a disparidade de valores aplicados pela Liga, questionando, em comunicado, se «200 cadeiras danificadas valem mais do que a memória de quem morreu num trágico acidente?». «Não temos memória de insulto tão infame e vil», pode ainda ler-se no documento.

Fonte:
 
Voltar
Topo