Lordelo
Avensat
É o primeiro caso reportado de um paciente infetado com Covid-19, Monkeypox e VIH em simultâneo. Trata-se de um homem italiano, de 36 anos, que teve os primeiros sintomas após regressar de férias de Espanha, onde esteve cinco dias.
De acordo com o relatório do Journal of Infection, o indivíduo começou por ter sintomas como febre, fadiga e garganta dorida nove dias depois de regressar de Espanha, onde esteve entre 16 e 20 de junho.
No dia 2 de julho, chegou o resultado positivo para Covid-19 ao qual se somou Monkeypox e VIH depois de uma série de novos sintomas terem surgido.
Depois do teste positivo à Covid-19, o italiano começou a notar uma erupção no braço esquerdo, seguida de bolhas pequenas e dolorosas e erupção cutânea no tronco, membros inferiores, rosto e glúteos.
Do hospital de San Marco em Catania, em Itália, o paciente foi transferido pata a unidade de Doenças Infecciosas.
Foi submetido a um teste que resultaria positivo para Monkeypox. Posteriormente, foi sujeito a testes para identificar possíveis doenças sexualmente transmissíveis.
O homem, cuja identidade não foi divulgada, testou positivo para VIH-1 e, segundo os investigadores, "a infecção era relativamente recente”.
De acordo com o relatório, o indivíduo confessou ter praticado relações sexuais desprotegidas com outros homens, o que poderá indicar que tenha contraído todos estes vírus durante a semana de férias passada em Espanha.
IN:NM