Já é possível simular (e entregar) IRS, mas será que deve mesmo fazê-lo?

Lordelo

Avensat
naom_620a114376423.jpg

O prazo para entregar a declaração do IRS arranca, oficialmente, na sexta-feira, dia 1 de abril, mas já é possível simular este procedimento através do Portal das Finanças. As recomendações dos especialistas, contudo, é que os contribuintes não submetam o IRS nos primeiros dias, porque podem ainda existir erros ou inconformidades no sistema.

O Notícias ao Minuto perguntou ao Ministério das Finanças o que recomenda aos contribuintes, relativamente à entrega antes do prazo oficial, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.

As estatísticas do Portal das Finanças revelam que até às 1h18 desta quinta-feira, dia 31 de março, foram já submetidas 72.675 declarações de IRS.

Ainda assim, recorde-se, no ano passado, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, disse que recomenda "sempre" que a declaração de IRS não seja submetida na primeira semana do prazo de entrega deste procedimento fiscal. A justificação dada na altura foi que o sistema "ainda está a ser ajustado e a serem detetados erros".



Não é novidade que a simulação e entrega do IRS seja possível antes do prazo. Já no ano passado isto aconteceu, mas o Executivo reiterou que a campanha de entrega da declaração só arrancava mesmo a 1 de abril.

Este ano, o prazo repete-se: os contribuintes podem entregar a declaração do IRS entre os dias 1 de abril e 30 de junho.

Processamento dos reembolsos do IRS começa na 1.ª quinzena de abril

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, estima que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril, devendo os contribuintes abrangidos pelo IRS automático estar entre os primeiros contemplados.

"Começaremos a fazer processamento de reembolsos durante a primeira quinzena de abril", referiu António Mendonça Mendes em declarações à Lusa a propósito do arranque da nova campanha do IRS, que se inicia nasexta-feira.

Para o secretário e Estado dos Assuntos Fiscais, "não há nenhum motivo" para que este ano não se regresse aos prazos de reembolsos observados no período pré-pandemia e que "são prazos que andam à volta dos cerca de 17 dias em média", após a entrega da declaração.

Esta média, precisou, resulta do prazo médio entre 11 e 12 dias para o processamento dos reembolsos do IRS automático e de entre 19 e 20 dias para o IRS manual.

IN:NM
 
Voltar
Topo