Lordelo
Avensat
A seguir à água o café é a bebida mais consumida em todo o mundo - e sem dúvida alguma é indispensável para a maioria dos portugueses, que não dispensam o seu café, bica ou cimbalino diário (ou mesmo várias vezes ao dia)!
Por isso mesmo partilhamos consigo as instruções do renomado barista Keiko Sato, reunidas pela revista Galileu, para fazer o café perfeito!
O que nos diz, vai um cafezinho?
1. O primeiro passo é a compra. Se puder opte por grãos, e não pelo café já moído. Em ambos os casos, tenha atenção a data de validade e procure comprar o café mais fresco possível.
2. Compre quantidades pequenas, preferencialmente o que vai consumir naquela semana, e armazene bem o café. E jamais o coloque no frigorífico, sublinha Sato.
3. Apure qual é a moagem indicada - fina ou grossa - para o tipo de café que deseja. Lojas especializadas podem moer o café por si.
4. Preste especial atenção à quantidade. Regra geral a proporção indicada corresponde a 10% de café para 90% de água. Ou seja, por exemplo, para 200 ml irá necessitar de 20 gramas.
5. A água não tem de estar a escaldar. O calor em demasia confere um gosto desagradável a queimado, interferindo na degustação e é danoso para a saúde.
6. Se usar um filtro de papel, antes de colocar o café coloque água quente no mesmo - tal irá retirar o seu gosto característico de celulose.
7. E finalmente, mais uma dica para o café coado. Ponha a água aos poucos, com movimentos circulares. A pré-infusão faz com que o café receba a água quente de forma homogénea.
IN:NM