Jovem de 20 anos vence cancro pela segunda vez com tratamento inovador

Lordelo

Avensat
Kirsty Harrower, uma jovem de 20 anos, venceu pela segunda vez cancro, especificamente uma Leucemia Linfoblástica Aguda (um tipo de cancro no sangue), graças a um tratamento inovador.






A britânica foi diagnosticada pela primeira vez uma semana antes de completar 15 anos e voltou a ser diagnosticada aos 19 anos, tendo começado tratamentos de quimioterapia em 2020, de acordo com o YorkshireLive.


Além deste tipo de cancro, Kirsty também sofre de Síndrome de Down, o que a torna 33 vezes mais propensa a desenvolver algum tipo de cancro, segundo a associação Leukaemia Care.


Depois de algumas semanas de tratamentos de quimioterapia, durante uma pandemia que a obrigou a um confinamento rigoroso, em setembro de 2020, Kirsty foi então internada no University College Hospital de Londres (UCL) para um novo tratamento de imunoterapia inovador, projetado para pacientes que sofriam de leucemia e recaídas da doença.


O tratamento, conhecido como terapia CAR-T, envolve retirar algumas das células do sistema imunológico do próprio paciente e 'reprogramar' ou 'treiná-las' em laboratório de forma a que possam voltar ao corpo e se direcionem para as células cancerosas, destruindo-as. De acordo com o sistema de saúde de Inglaterra, este é um novo tratamento altamente complexo e potencialmente arriscado, no entanto, surtiu resultados positivos.


Em 21 de dezembro de 2020, quando o país entrou no confinamento de Natal, Kirsty regressou a casa após o fim do tratamento inovador.


Um ano depois do tratamento, os exames mostraram que as células 'reprogramadas' da terapia CAR-T ainda permanecem fortes no corpo de Kirsty, dando à família motivos para comemorar o Natal de 2021.

IN:NM
 
Voltar
Topo