Lordelo
Avensat
Rumeysa Gelgi, de 24 anos e de nacionalidade turca, é a mulher mais alta do mundo, com 215,16 centímetros. A altura de Rumeysase deve-se a uma condição chamada síndrome de Weaver, que provoca crescimento acelerado, disse o Guinness World Records em comunicado.
A altura de Gelgi foi reavaliada este ano, após, em 2014, quando tinha 18 anos, ter sido eleita a adolescente mais alta do mundo.
A jovem turca quer usar os meios que tem, incluíndo as redes sociais, para informar as pessoas sobre condições médicas raras, como o síndrome de Weaver. "Cada desvantagem pode ser transformada numa vantagem, por isso aceite-se como é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor", disse através de comunicado
A altura da jovem intriga as pessoas, mas a maioria mostra-se gentil e solidária, confessou ao Guinness World Records. "É uma honra receber de volta Rumeysa no livro dos recordes. O seu espírito indomável e orgulho em se destacar da multidão é uma inspiração", disse Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, em comunicado.
O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, também é da Turquia e tem 251 centímetros de altura. O Guinness World Records disse que, o facto de os recordistas masculinos e femininos vivos mais altos do mundo serem do mesmo país é "uma ocorrência rara". A última vez que isso aconteceu foi em 2009, quando Bao Xishun (236,1 centímetros) e Yao Defen (233,3 centímetros), da China, detiveram os recordes. A mulher mais alta alguma vez registada foi Zeng Jinlian da província de Hunan, na China, que media 246,3 cm, quando morreu em fevereiro de 1982.
IN:CM