Investigadores neo-zelandeses e italianos descobriram que uma nova variedade de kiwi de polpa vermelha contém antocianina, um poderoso antioxidante, indica um estudo publicado pela Sociedade Americana de Química citado pela Lusa. A estes antioxidantes, que dão também a cor vermelha a outros frutos, como a maçã, são atribuídas funções de protecção contra a doença cardíaca e o cancro. Todavia, a quantidade de anticionima presente na polpa é diminuta, segundo Mirco Montefiori, da universidade de Bolonha.
"O principal benefício das anticioninas nos frutos de polpa vermelha parece ser estético, o que aumenta o seu apelo comercial", comentou. A maioria dos kiwis disponíveis no mercado têm polpa verde ou amarela e são desenvolvidos a partir das espécies Actinidia deliciosa e Actinidia chinensis, respectivamente. A variedade vermelha foi encontrada nas províncias chinesas de Hubei e Henan, estando a sua comercialização apenas no início.
Esta variedade vermelha de kiwi - um fruto já conhecido pelo seu elevado conteúdo em nutrientes, nomeadamente vitamina C - tem o mesmo tamanho da verde, mas distingue-se desta pela casca, que é macia. O estudo, que se julga ser o primeiro a analisar o conteúdo em anticioninas do kiwi vermelho, vem publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da American Chemical Society.
O «abstract» do artigo pode ser lido em
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se