Kremlin considera "positivo" saída de Odessa do 1.º navio com cereais

Lordelo

Avensat
naom_5364d88f556e2.jpg

"A saída do primeiro navio é algo positivo. Esperamos que todas as partes cumpram os acordos e que o mecanismo (de exportações) funcione de forma eficaz. É uma boa oportunidade para pôr à prova os mecanismos" assinados em Istambul pela Rússia, Ucrânia, Turquia e Nações Unidas, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Também a Ucrânia e a ONU saudaram já a partida do primeiro carregamento de cereais.

O primeiro carregamento de cereais ucranianos deixou o porto de Odessa hoje de manhã, tal como previsto nos termos do acordo internacional com a Rússia, assinado em Istambul,

A Rússia e a Ucrânia assinaram acordos separados com a Turquia e as Nações Unidas, abrindo caminho para a Ucrânia - um dos principais celeiros mundiais - exportar 22 milhões de toneladas de cereais e outros produtos agrícolas que ficaram retidos nos portos do Mar Negro devido à invasão da Rússia.

Os acordos também permitem à Rússia exportar cereais e fertilizantes.

O navio de carga, com pavilhão da Serra Leoa, deve fazer uma escala em Istambul na terça-feira, onde vai ser inspecionado antes de seguir viagem.

A carga, 26.000 toneladas de milho, tem como destino o Líbano, país que enfrenta uma grave crise económica e financeira.

IN:NM
 
Voltar
Topo