Lágrimas ajudam a diagnosticar Covid-19, revela estudo

Lordelo

Avensat
naom_63d2942dea9bc.jpg


Um novo teste, desenvolvido por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, consegue detectar a presença do vírus da Covid-19 através de lágrimas. A recolha das amostras, com um cotonete, é realizada do mesmo modo que a testagem da saliva.









No , publicado na revista científica Journal of Clinical Medicine, os investigadores detalham, no entanto, que o novo teste detetou apenas 18,2% dos casos confirmados. Ainda assim, não foi verificado nenhum falso positivo.


"No início da pesquisa, procurámos um método de diagnóstico fácil e que fosse menos incómodo. A testagem através do nariz, além de provocar desconforto, nem sempre é feita da forma correta. Para pessoas com desvio de septo nasal, por exemplo, pode ser um problema. Achámos que a lágrima seria mais fácil de executar e tolerável", explica Luiz Fernando Manzoni Lourençone, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, ambos da USP, num comunicado citado pelos meios de comunicação locais.


Durante a investigação, foram analisadas amostras de indivíduos internados no primeiro semestre de 2021, quando as variantes Gama e Delta eram dominantes no Brasil. Entre os participantes, 33 tinham testado positivo para a Covid-19 e 14 não estavam infetados.


Os cientistas acreditam que este método poderá funcionar apenas para casos mais graves de Covid-19. "Conseguimos mostrar que [o uso das lágrimas] é um caminho. Uma limitação neste estudo é que não sabemos se a quantidade de lágrima recolhida influencia no resultado ou não", afirma Luiz Fernando Manzoni Lourençone.

IN:NM
 
Voltar
Topo