[h=4]Jazz, swing, funk, música clássica, acústica e contemporânea são os sons que irão invadir a capital na próxima edição do Lisbon Week. Com a colaboração do saxofonista e programador, Carlos Martins, o Lisbon Week vai recuperar a boémia vivida em tempos na Rua das Portas de Santo Antão. De 25 a 28 de Setembro espaços extraordinários da cidade receberão originais, pensados exclusivamente para esta edição.[/h]
Dia 25 de Setembro, quarta-feira, são as sonoridades clássicas que tomam conta da cidade. A Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos (CGD), irá apresentar a obra de Aaron Copland, em concerto para Clarinete e Orquestra. Ao reportório desta noite, junta-se Igor Stravinsky, com «Suite Pulcinella». Nuno Silva irá apresentar-se no clarinete e a direcção musical é da responsabilidade de Cesário Costa. O espaço escolhido para esta première foi a emblemática Sociedade de Geografia de Lisboa. O concerto terá início às 21:30.
Quinta-feira, dia 26 de Setembro, a música no Lisbon Week contará com um espectáculo que nasce do desafio de Carlos Martins aos músicos João Barradas e Jonas Runa. Esta união irá apresentar um concerto original, que partiu da fusão das sonoridades do acordeão de João Barradas, com os sons electrónicos de Jonas Runa. A espacialização do som é um dos aspectos fundamentais da nova música improvisada. Esta espacialização criada pela electrónica é a base de uma viagem em que um familiar instrumento acústico revela uma nova personalidade, andróide e futurista. Esta estreia terá lugar no recuperado Teatro Thalia, às 22:00.
O Palácio da Independência vai receber dia 27 de Setembro, pelas 19:00, Filho da Mãe. O projecto a solo de Rui Carvalho define-se por uma só guitarra, que caminha entre um rock nervoso e um classicismo pouco convencional. Esta noite o músico dos If Lucy Fell, agora com alter-ego Filho da Mãe, irá revisitar «Palácio», o seu primeiro longa-duração, um disco marcado pela sonoridade da guitarra em contextos e ambientes diferentes. O artista irá ainda revelar neste concerto íntimo alguns dos temas do seu próximo álbum, com estreia agendada para o final deste ano.
Numa série de três concertos o Jazz também fará parte da programação, como não poderia deixar de ser. O emblemático Hot Clube de Portugal será o palco destes espectáculos que decorrerão a 26, 27 e 28 de Setembro. Ricardo Toscano «Young Lions» é um quarteto constituído por alguns dos mais promissores jovens talentos do jazz Português, músicos de uma nova geração, que exploram a evolução da linguagem «tradicional» do jazz. Ricardo Toscano (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo), e João Pereira (bateria), irão interpretar «standards» do jazz moderno (Wayne Shorter, Herbie Hancock ou Miles Davis), temas do repertório hard-bop, bem como alguns originais. Os concertos terão início às 22:30, em cada um dos dias.
A noite de encerramento do Lisbon Week não poderia ser menos do que uma invulgar festa de recriação da boémia da Rua das Portas de Santo Antão, que esta edição procurou recuperar. Num dos locais extraordinários do património da cidade, a ser revelado a dias da festa, terá lugar a Lisbon Week Bluga Party. Esta noite temática irá receber um concerto da Big Band da Nazaré, seguido pela actuação da irreverente dupla de DJ, FAT&SLIM. A noite começa com Vítor Belanciano, jornalista, crítico de música, cronista, professor e DJ há mais de quinze anos, daqueles que mistura todos os géneros e épocas com apenas dois discos.
A Big Band do Município da Nazaré apresenta um repertório variado, que vai desde os Jazz, aos ritmos de influência latino-americana, passando por originais de estilo funk. Uma forte voz feminina liderará reconhecidos temas de Jazz numa reprodução do ambiente vivido na altura. A dupla de DJ composta por Mr. Heights e LBR terá como missão levar os convidados a viajarem por uma mistura da adrenalina do swing à electrónica dos dias de hoje.
Ao longo de toda a semana o Lounge do Lisbon Week, localizado no Largo de São Domingos, e a Estação dos Petiscos, situada à beira rio, no Cais do Sodré, contarão com DJ set a acompanhar o pôr-do-sol.
Os bilhetes poderão ser adquiridos através do 1820, ou directamente na ticketline, com excepção da programação do Hot Clube de Portugal, onde as entradas são compradas à porta do clube no próprio dia do concerto. Lotação limitada à capacidade de cada sala.
disco digital
Dia 25 de Setembro, quarta-feira, são as sonoridades clássicas que tomam conta da cidade. A Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos (CGD), irá apresentar a obra de Aaron Copland, em concerto para Clarinete e Orquestra. Ao reportório desta noite, junta-se Igor Stravinsky, com «Suite Pulcinella». Nuno Silva irá apresentar-se no clarinete e a direcção musical é da responsabilidade de Cesário Costa. O espaço escolhido para esta première foi a emblemática Sociedade de Geografia de Lisboa. O concerto terá início às 21:30.
Quinta-feira, dia 26 de Setembro, a música no Lisbon Week contará com um espectáculo que nasce do desafio de Carlos Martins aos músicos João Barradas e Jonas Runa. Esta união irá apresentar um concerto original, que partiu da fusão das sonoridades do acordeão de João Barradas, com os sons electrónicos de Jonas Runa. A espacialização do som é um dos aspectos fundamentais da nova música improvisada. Esta espacialização criada pela electrónica é a base de uma viagem em que um familiar instrumento acústico revela uma nova personalidade, andróide e futurista. Esta estreia terá lugar no recuperado Teatro Thalia, às 22:00.
O Palácio da Independência vai receber dia 27 de Setembro, pelas 19:00, Filho da Mãe. O projecto a solo de Rui Carvalho define-se por uma só guitarra, que caminha entre um rock nervoso e um classicismo pouco convencional. Esta noite o músico dos If Lucy Fell, agora com alter-ego Filho da Mãe, irá revisitar «Palácio», o seu primeiro longa-duração, um disco marcado pela sonoridade da guitarra em contextos e ambientes diferentes. O artista irá ainda revelar neste concerto íntimo alguns dos temas do seu próximo álbum, com estreia agendada para o final deste ano.
Numa série de três concertos o Jazz também fará parte da programação, como não poderia deixar de ser. O emblemático Hot Clube de Portugal será o palco destes espectáculos que decorrerão a 26, 27 e 28 de Setembro. Ricardo Toscano «Young Lions» é um quarteto constituído por alguns dos mais promissores jovens talentos do jazz Português, músicos de uma nova geração, que exploram a evolução da linguagem «tradicional» do jazz. Ricardo Toscano (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo), e João Pereira (bateria), irão interpretar «standards» do jazz moderno (Wayne Shorter, Herbie Hancock ou Miles Davis), temas do repertório hard-bop, bem como alguns originais. Os concertos terão início às 22:30, em cada um dos dias.
A noite de encerramento do Lisbon Week não poderia ser menos do que uma invulgar festa de recriação da boémia da Rua das Portas de Santo Antão, que esta edição procurou recuperar. Num dos locais extraordinários do património da cidade, a ser revelado a dias da festa, terá lugar a Lisbon Week Bluga Party. Esta noite temática irá receber um concerto da Big Band da Nazaré, seguido pela actuação da irreverente dupla de DJ, FAT&SLIM. A noite começa com Vítor Belanciano, jornalista, crítico de música, cronista, professor e DJ há mais de quinze anos, daqueles que mistura todos os géneros e épocas com apenas dois discos.
A Big Band do Município da Nazaré apresenta um repertório variado, que vai desde os Jazz, aos ritmos de influência latino-americana, passando por originais de estilo funk. Uma forte voz feminina liderará reconhecidos temas de Jazz numa reprodução do ambiente vivido na altura. A dupla de DJ composta por Mr. Heights e LBR terá como missão levar os convidados a viajarem por uma mistura da adrenalina do swing à electrónica dos dias de hoje.
Ao longo de toda a semana o Lounge do Lisbon Week, localizado no Largo de São Domingos, e a Estação dos Petiscos, situada à beira rio, no Cais do Sodré, contarão com DJ set a acompanhar o pôr-do-sol.
Os bilhetes poderão ser adquiridos através do 1820, ou directamente na ticketline, com excepção da programação do Hot Clube de Portugal, onde as entradas são compradas à porta do clube no próprio dia do concerto. Lotação limitada à capacidade de cada sala.
disco digital