Más notícias. Covid tem implicações significativas no cérebro dos doentes

Lordelo

Avensat
naom_634fae1b1fb7a.jpg


Um grupo de investigadores descobriu anormalidades cerebrais significativas até seis meses após a infecção por covid-19, segundo um novo estudo, que será brevemente apresentado no congresso científico da Radiological Society of North America, nos Estados Unidos.






Para este estudo, os cientistas recorreram a um método que dá pelo nome de imagem ponderada em suscetibilidade magnética. Esta técnica costuma ser utilizada para monitorizar uma série de condições neurológicas, incluindo tumores cerebrais.





Os investigadores analisaram os dados de 46 pacientes recuperados da Covid-19 e 30 que não foram infectados. De acordo com os resultados, os recuperados apresentaram valores de suscetibilidade significativamente mais altos no lobo frontal e no tronco cerebral- Os aglomerados obtidos no lobo frontal mostram diferenças principalmente na substância branca.


Os autores do estudo também encontraram uma diferença significativa na região do diencéfalo ventral direito do tronco cerebral, região associada a muitas funções essenciais, incluindo a coordenação com o sistema endócrino para libertar hormonas, retransmitir sinais sensoriais e motores ao córtex cerebral.

IN:NM
 
Voltar
Topo