Máscara reduz risco de infeção por coronavírus até 65%, dizem médicos

Lordelo

Avensat
naom_5f06ecd7dbf10.jpg

Um novo estudo aponta que usar máscara pode reduzir o risco de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, até 65%.

Investigadores da Universidade da California Davis Children's Hospital afirmam que a descoberta reforça que "as máscaras funcionam e são muito importantes".


Dean Blumberg, chefe do departamento de pediatria de doenças infeciosas na UC Davis Children’s Hospital, disse em entrevista ao site daquela instituição de ensino superior: "não sabemos quem pode transmitir o vírus. Sabemos sim que o distanciamento social diminui o risco de propagação até 90%, e que utilizar máscara diminui a probabilidade de infeção até 65%".

"Todos devíamos usar máscara. Quem diz que as máscaras não funcionam está a ignorar as provas científicas que temos. Não se trata de uma crença. É a mesma coisa que dizer, 'não acredito na gravidade'.

Acrescentando: "pessoas que não usam máscara estão a aumentar o risco de propagação do coronavírus para todos nós, e não apenas as pessoas com quem estão em contacto direto".

"Está a ser um membro irresponsável da comunidade se opta por não usá-la", concluiu Dean Blumberg

IN:NM
 
Voltar
Topo