Lordelo
Avensat
Uma das primeiras situações que ocorrem após o nascimento de uma criança é dar o filho à mãe para que estes criem, desde o início, uma ligação que perdurará para a vida toda. Contudo, em tempos de pandemia, este princípio nem sempre pode ser respeitado e, em situações mais complicadas - como a que aqui lhe contamos - o primeiro encontro pode demorar.
Foi o que aconteceu com Shamaila, uma jovem mãe de 38 anos que apenas conheceu o seu bebé, Hassan, quase três semanas depois de ter dado à luz. A história aconteceu em Barcelona, Espanha, devido a uma infeção pelo novo coronavírus.
A recém-mamã despertou no passado domingo da sedação, após ter estado entubada na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital da cidade. Conta o
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
que Shamaila chegou ao hospital no passado dia 4 com um diagnóstico de Covid-19, com os "pulmões já afetados e a gravidez a ponto de terminar".Apenas 48 horas depois os médicos tomaram a decisão de fazer uma cesariana de modo a não pressionar mais o organismo da mulher e também para poderem dar mais medicação à mãe sem que o bebé fosse afetado pela situação. Hassan, o quinto filho de Shamaila e Anviil, naturais do Bangladesh mas a viverem em Espanha, nasceu saudável.
A mulher nunca viu o bebé e foi transportada de imediato para a UCI.
O reencontro foi possível esta terça-feira graças aos "passeios curativos", uma prática da equipa de intensivistas do Hospital del Mar, no passeio marítimo de Barcelona. Se tudo correr bem, Shamaila poderá voltar para casa daqui a uma semana.
IN:NM