Manual para Conhecer Drembox como é este Deco

biké

Retiro Espiritual
Manual para Conhecer Dreambox como é este Deco

O Dream Box é um deco com sistema operativo Linux e com código aberto que permite a modificação de todos os parametros do aparelho via Telnet ( sempre que conheças Linux, claro). Este pequeno manual se baseia numa Dreambox conectada em Rede a um PC e a um Router. Neste caso o c@ble de conexão com o Router é um normal de rede. Se se conecta a um cartão Ethernet o c@ble deve ser cruzado (Nullmodem)


Para comunicar-se com ela se pode utilizar o porto de Série ou o de Rede.


O de Rede é o mais rápido e o mais aconselhável dado o tamanho dos Firms ou Imagens ( 6-8 Mb). O c@ble a usar é um normal de Rede se se tem a Dream conectada ao Router. É mais, é conveniente propor-se uma conexão ADSL antes de comprar uma Dreambox, em caso contrário a aprendizagem se volta bem mais lento e difícil.


Para comunicar-se a traves de REDE se faz via FTP, para enviar ou receber arquivos ou Telnet, para enviar comandos. Nestes casos há que pôr em contato à Dream com o PC (configurar IP). É aconselhável o programa Dream Controle Center que engloba FTP e Telnet e é muito fácil de configurar.


Para traspassar arquivos........................... FTP

Para mandar comandos à DB............. Telnet


Para fazer as mudanças de firms (Imagens) é muito aconselhável usar o programa Flash Wizard, que automatiza completamente todos os processos.


CAMS e EMUS:


Para poder receber determinados Canales é necessário instalar uma SoftCam na Imágen. É uma peça de software que imita o uso de uma CAM. A função do Cartão a fazem as EMUS que é onde estão gravadas as k***. As Softcam já levam incorporadas as EMU MAS NÃO As k*** (software legal)


Exemplos de SoftCams: XCAMD, SCAM , CAMD3, NEWCAMD, RADEGAST....


Cada uma delas tem uns desenvolvedores detrás que vão fazendo novas versões melhoradas continuamente. Nenhuma destas EMUS levam as k*** incorporadas, com o que são peças de software perfeitamente legais. Tal como vêm NÃO SE PODEM VER Os CANAIS ENCRIPTADOS



Processo a seguir em mágenes que não tenham SoftCam instalada:


A maioria das Imagens, por motivos legais, vêm sem as Softcam instaladas e portanto se podem ver somente os canais livres. Como se supõe que o motivo de comprar-se este deco é a experimentação, é necessário instalar-lhes as Softcam apropriadas.


Primeiro há que se baixar a SoftCam e por último atualizar as claves. A Imágen recomendável para começar é a última versão de HYDRA. Com esta Imagem e uma conexão ADSL a Internet, desde o Painel de Controle ( tecla AZUL) acede-se aos menus necessários para que a instalação das Softcam seja um sucesso e possamos começar a desfrutar do decodificador. Todo o processo é muito rápido.


Configurar a REDE para poder conectar-se:


O processo consiste em conectar em REDE a Dreambox com o PC e o Router. Os que tenham experiência no tema de Redes o têm muito fácil. Para os demais o processo é algo mais lento mas é necessário. Há que conhecer primeiro os dados de IP do PC e do Router, para isso, vamo-nos ao PC e apertamos Inicio/Configuração/Conexões de Rede/Conexão de Area Local..


Uma vez ali, apertamos o botão direito do rato e selecionamos Propriedades...


Na tela que se abre marcar Protocolo TCP/IP e marcar Propriedades outra vez...


Aí estão todos os dados necessários para conectar nossa Dreambox à Rede.


São estes:


Direção IP ( do PC) Máscara de Subred Porta de enlace predeterminada ( do Router) Servidor DNS preferido ( Name Service)


Uma vez apontados todos estes dados há que os colocar nos lugares correspondentes dos dois programas básicos (Dream Controle Center e Dream Flash) para poder manejar nosso deco.


Abrir o Dream Controle Center e ir à pestana Configuração. Em tipo de conexão pôr Router. Aparecerá um esquema do Computador com seu IP posta (coincide com a que obtivemos antes), do Router com uma casinha em alvo e a Dream Box com outra casinha em alvo. Apertar Procurar na casinha em alvo de embaixo do desenho do Router e o detectará automaticamente e lhe porá seu IP (coincide com o que tínhamos procurado). Com a casinha em alvo embaixo a imagem da Dream Box devemos pôr nós os dados que queiramos que tenha nustra Dreambox. São os mesmos TRÊS primeiros grupos e no último, mudamos a ULTIMA cifra por outra diferente que não coincida com a do Router nem com a do PC.


Dados da conexão Rede (Exemplo):


Na Dreambox:


Direccion IP : 172.16.0.7
Netmask: 255.255.255.0
Name Server: 80.58.0.33
Gateway : 172.16.0.1


No PC:

Direccion IP: 172.16.0.5

No Router:

Direccion IP: 172.16.0 1.


Agora há que configurar a Dreambox e pôr-lhe este IP que nos inventamos no lugar correspondente. Para isso pressionamos em botão DREAM do comando a distância e sleccionar 6(AJUSTES), uma vez dentro, selecionamos Ajustes Avançados/ Ajustes Cartão Rede e se abrirá uma tela onde temos que colocar estes dados:


IP..................... O que lhe tenhamos atribuído à Dreambox(Apartar DHCP
Netmask......... Máscara de Subred
Type.............. Rede Local
Name server..... Servidor DNS preferido
Gateway........... Porta de enlace predeterminada

Marcar Ativar Cartão Rede
Port................. 80

GUARDAR com o botão VERDE


Agora já temos a nosso deco conectado em Rede com o Router e o PC. Podemos comprová-lo abrindo o programa Dream Controle Center e indo à pestana FTP nos aparecerão todos os diretórios de nossa Dreambox.
 
Voltar
Topo