Marcelo celebra "passo histórico no futebol e no papel da mulher"

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O Presidente da República recebeu esta sexta-feira as atletas da seleção feminina de futebol, que conseguiram um apuramento histórico para o mundial da modalidade na passada quarta-feira, congratulando as futebolistas pelo passo "fundamental" e um exemplo do progresso no papel da mulher em Portugal.


Na receção no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa considerou o apuramento, o primeiro de sempre para a seleção feminina, como um "passo prestigiantíssimo para Portugal" que dá uma "grande alegria" para os portugueses.

Mas vincou que, acima do futebol, está o simbolismo do momento. "É uma honra para Portugal este passo inédito, este passo histórico, não apenas no futebol feminino, mas no papel da mulher na sociedade portuguesa. Esse é o ponto fundamental", disse.

Marcelo recordou que é "muito mais velho" do que as atletas, "do tempo em que a mulher não podia ser diplomata, não podia ser polícia, em que a discriminação não era só como ainda hoje muitas vezes existe, no salário, nas condições de vida, que temos vindo a superar e a melhorar, mas nas coisas básicas não podia ter a atividade que tinham os homens".

"E falar em futebol feminino, naquela altura, era falar em ficção. Nem o masculino conseguia ter o percurso que tem tido nos últimos anos. O futebol feminino hoje existe devido a muitas, muitas como vocês que fizeram um caminho difícil, e vocês fizeram o coroar desse caminho", elogiou o Presidente.

O chefe de Estado olhou ainda para a própria figura que representa como um exemplo do que ainda falta mudar.

"A sociedade portuguesa mudou, está a mudar, e um dos aspetos fundamentais é mudar através do papel da mulher. Ainda não mudou tudo, não. Se tivesse mudado tudo, quem estava aqui a falar agora era uma mulher. Havemos de chegar lá", garantiu, mostrando-se esperançoso que o país eleja uma mulher como Presidente da República e que volte a ter uma mulher como primeira-ministra (a primeira foi Maria de Lurdes Pintassilgo, que liderou o breve V Governo Constitucional).

A estreia da seleção no Mundial de Futebol Feminino está marcado para julho, na Nova Zelândia e Austrália, e Marcelo espera que os portugueses "reprogramem a sua vida para passarem as noites a ver futebol".

Agora, o Presidente português quer que a seleção continue a "sonhar que é possível o mais longe", até chegar, um dia, à final do Campeonato do Mundo.

Antes de cumprimentar individualmente cada uma das jogadoras que conseguiu o feito de colocar Portugal na competição, Marcelo Rebelo de Sousa salientou ainda que a vitória frente aos Camarões fez muitas portuguesas "reverem-se naquilo que poderiam e gostariam de ter feito, naquilo que sonham para as suas filhas, netas e bisnetas, que é no futebol, como noutros domínios, ir às fases finais de todos os campeonatos".

"No futebol, na cultura, nas artes, na economia, no trabalho, em tudo. Muito obrigado por esta alegria que nos deram", agradeceu.

O primeiro jogo de Portugal na fase final do Campeonato do Mundo, no grupo E, está marcado para o dia 23 de julho, frente aos Países Baixos. As portuguesas defrontam depois o Vietname, a 27 de julho, e as campeãs em título dos Estados Unidos, no dia 1 de agosto.

Leia Também:

 
Voltar
Topo