Meio século após o crime, justiça revela que menino foi morto pelo padre

Lordelo

Avensat
naom_60accd89bfb16.jpg

As autoridades de Massachusetts anunciaram, na segunda-feira, que um padre foi responsável pela morte de uma criança em 1972, há 49 anos. O homicida, porém, morreu na semana passada, antes de poder ser detido.






O procurador do distrito de Hampden, no mesmo estado norte-americano, indicou que a morte de Danny Croteau, de 13 anos de idade, foi causada por Richard Lavigne, que na altura era padre [na imagem acima, com Danny e os seus três irmãos].


O corpo do menino foi encontrado a flutuar num rio em 1972.


Richard Lavigne era o pároco local e tinha relações pessoais com muitos acólitos, vários dos quais o acusaram, depois, de abusos sexuais continuados. As vítimas eram aliciadas com pastilhas elásticas e álcool. Sublinhe-se que Lavigne declarou-se culpado de abuso sexual de crianças em 1992 e foi excomungado em 2003.


As autoridades indicaram que o homem foi interrogado por investigadores ao longo dos últimos meses, naquelas que seriam as suas últimas semanas de vida. Morreu na sexta-feira, aos 80 anos de idade.


Notícias ao Minuto
Danny era um dos vários acólitos molestados pelo homem© Reprodução


Embora nunca tenha admitido a morte de Danny, admitiu ter estado com o menino na noite em que morreu e depois ter encontrado o corpo no rio. O procurador, Anthony D. Gulluni, disse, , que Lavigne foi "cauteloso e evasivo", mas acabou por fornecer as pistas necessárias.


Num dos clipes de áudio revelados por Gulluni, na segunda-feira, em conferência de imprensa, o antigo sacerdote diz: "Lembro-me de ter ficado destroçado quando vi o corpo dele a ir pelo rio abaixo, sabendo que fui responsável por dar um bom empurrão". O investigador pergunta, a dada altura: "O que fez com o objeto depois de lhe ter batido?". "Atirei-o à água", respondeu.

IN:NM
 
Voltar
Topo