Lordelo
Avensat
Siti Masfufah Wardah, uma menina de 12 anos dada como morta, acordou quando estavam a preparar o seu corpo para o funeral. A criança esteve acordada cerca de uma hora antes de voltar a morrer.
A menina deu entrada no hospital de Probolinggo, Indonésia, com complicações em vários órgãos e diabetes crónica, no passado dia 18 de agosto. Acabou por ser declarada morta às 18 horas do mesmo dia.
O corpo foi transportado para a casa da família às 19 horas, para que a família o limpasse e começasse a preparar as cerimónias fúnebres, quando a menina acordou, segundo o pai.
"Quando estávamos a lavar o corpo dela, a temperatura corporal subiu subitamente. E os olhos fechados reabriram de repente. E descobrimos que o coração estava a bater novamente e o corpo mexeu-se", contou o pai da menina, Ngasiyo, ao jornal digital indonésio Detik. A família chamou assistência médica, que providenciou assistência respiratória e oxigénio, mas a menina acabaria por falecer novamente uma hora depois.
Depois da sua morte ter sido confirmada pela segunda vez, Siti foi novamente lavada e enterrada no Cemitério de Lambangkuning.
O chefe de polícia da esquadra local, Muhammad Dugel, confirmou o incidente.
O 'renascimento do cadáver' é também conhecido como síndrome de Lázaro ou retorno da circulação espontânea, que ocorre em pacientes que 'morreram' de insuficiência cardíaca.
Quase 90% da população da Indonésia é muçulmana, cujo ritual fúnebre está a cargo da família.
IN:CM