Mitos sobre artrite reumatoide em que não deve acreditar

Lordelo

Avensat
naom_63204161cdf55.jpg


Comummente considera-se que a artrite reumatoide é uma parte inevitável do envelhecimento, no entanto, segundo o The Independent, esta é uma ideia errada, sobre a doença autoimune. Por isso, o jornal falou com especialistas para esclarecer e contrariar alguns mitos, muito comuns, sobre o problema.






Primeiro, os especialistas começam por dizer que a artrite reumatoide não é causada pelo desgaste das articulações, mas acontece quando o sistema imunológico ataca o revestimento das articulações, provocando dor, inflamação e rigidez.


Outra ideia errada é que o problema apenas é diagnosticado em pessoas mais velhas. As crianças, por exemplo, podem ser diagnosticadas com uma forma de artrite inflamatória, semelhante à artrite reumatoide, conhecida como artrite idiopática juvenil. Já durante a idade adulta, a doença pode afetar pessoas de todas as idades, no entanto, é mais comum entre os 40 e os 60 anos.





Muitas pessoas pensam, erradamente, que esta doença afeta mais os homens, mas a verdade é que impacta mais as mulheres, diz Stuart Munday diretor de marketing da Sociedade Nacional de Artrite Reumatoide, no Reino Unido.


Também é importante não esquecer que a artrite reumatoide não é apenas um problema entre humanos. Animais de estimação, como cães e gatos, podem sofrer uma doença semelhante a esta.


Além disto, é errado dizer que fumar não aumenta as probabilidades de se vir a ter esta doença autoimune, aliás o especialista diz que pode duplicar o risco. Continuar a fumar, após o diagnóstico, vai reduzir a eficácia de medicamentos, em metade, usados para tratar artrite.

IN:NM
 
Voltar
Topo