Lordelo
Avensat
Um alpinista holandês encontrou, no Mont Blanc, o cartão de crédito de um jovem belga que morreu naquele local... há 27 anos.
Quanto encontrou o cartão azul e verde, meio lascado, mas notavelmente preservado, Ömer Sami achou que este tinha sido perdido por um entusiasta de alta montanha.
Além do nome do banco emissor e do proprietário - Andries Jurgen -, o alpinista reparou que a data de validade do cartão era bem antiga: 06/97.
Contudo, na altura, o alpinista achou apenas que o cartão tinha sido perdido há muito tempo.
Como não queria procurar o proprietário publicando uma foto do cartão no Facebook, o holandês pediu a ajuda a internautas da região e acabou por descobrir a história trágica por detrás daquele documento.
Em 28 de julho de 1995, um grupo de alpinistas da Bélgica decidiu enfrentar os Grandes Jorasses, um dos picos que marcam a fronteira entre França e Itália. No percurso, três alpinistas perderam a vida, incluindo Andries Jurgen, na altura com 21 anos.
À imprensa francesa, Ömer Sami explica que o cartão foi encontrado a vários quilómetros do local do acidente, provavelmente devido ao degelo nos últimos anos. Agora, pretende devolvê-lo à família do jovem falecido.
IN:NM