Moody's mantém perspectiva negativa para banca

florindo

Avensat
ng1415776_435x200.jpg


Moody's mantém perspectiva negativa para banca

A agência de 'rating' Moody's disse hoje que o sistema bancário português vai continuar com perspectiva negativa, situação que se mantém desde 2008.
Em comunicado, agência de notação financeira adianta que a persistência de elevado desemprego e a baixa procura interna "irá continuar a afectar negativamente o desempenho dos bancos, ao passo que a deterioração da qualidade dos activos e a consequente necessidade de aumentar o provisionamento irá restringir a sua rentabilidade, já enfraquecida".
Os analistas da Moody's adiantam que os bancos continuarão a ter um desafio nos próximos 12 a 18 meses, em termos operacionais, e que as fracas perspectivas de crescimento "vão continuar a restringir o volume, geração de receitas e a qualidade de activos em todas as principais classes".
A procura interna, o principal motor do desempenho do banco na economia portuguesa, "continua a ser muito moderada devido à elevada taxa de desemprego", além da diminuição do rendimento disponível das famílias.
A Moody's estima que os ganhos dos bancos continuem "muito fracos" e que um grande número de bancos portugueses divulgue perdas.

Fonte:
 
Voltar
Topo