Morreu o empresário e editor discográfico Rui Valentim de Carvalho

genios

Avensat
O empresário e editor discográfico Rui Valentim de Carvalho, de 82 anos, morreu hoje em Lisboa, disse à Lusa um familiar.

David Ferreira, sobrinho de Rui Valentim de Carvalho, destacou a "pessoa muito generosa" e o "homem de visão" que "tornou a Valentim de Carvalho", fundada pelo irmão, "na grande empresa de referência".

Editor de Amália Rodrigues (1920-1999) de quem foi amigo, "teve um papel importantíssimo na divulgação da música africana", recordou David Ferreira.

Agência Lusa
 
amalia-7baa.jpg

Editor de Amália Rodrigues faleceu hoje, 11 de novembro, em Lisboa (na imagem com Amália Rodrigues e o realizador Bruno de Almeida). Tinha 82 anos.



Faleceu hoje, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, Rui Valentim Barbosa de Carvalho, editor de Amália Rodrigues desde meados do século XX.

Valentim de Carvalho tinha 82 anos e estava internado há já algum tempo naquele hospital, sofrendo da Doença de Alzheimer.

Em 2007, no Museu do Fado esteve patente a exposição fotográfica "Amália e Rui Valentim de Carvalho", que documentava em imagens uma relação que teve início em 1948.

No anos 1960, a Valentim de Carvalho inaugurou um novo edifício, em Paço de Arcos, dedicado à gravação de áudio, por decisão de Rui Valentim de Carvalho, tendo os equipamentos, devido à ligação existente com a editora inglesa EMI, sido adquiridos com o aval dos engenheiros dos famosos estúdios de Abbey Road. Estúdios que hoje ainda se mantêm em atividade, tendo alargado as suas valências para incluir trabalhos de televisão. Ali gravaram quase todos os artistas portugueses de nomeada e muitos estrangeiros, como os Rolling Stones.

Rui Valentim de Carvalho deixou a direção da Valentim de Carvalho nos anos 1980, deixando-a aos seus sobrinhos Francisco Vasconcelos e David Ferreira.
 
Voltar
Topo