MotoGP - 2022

Miguel Oliveira termina em 11.º, vencedor decidido na última volta

Fc8JQPwX0AMdmHF

Miguel Oliveira terminou este domingo o GP de Aragão na 11.ª posição, numa corrida que só ficou decidida na última volta e foi discutida até aos últimos metros com drama desde as primeiras curvas.

Francesco Bagnaia parecia destinado a uma quinta vitória seguida, mas perdeu, na última volta, a liderança para Enea Bastianini, que andou sempre na sua roda e estava mais rápido. Mesmo assim Bagnaia reduziu consideravelmente a desvantagem para Fabio Quartararo no Mundial, estando agora a 10 pontos – o francês foi protagonista da primeira volta, com uma queda logo na terceira curva. Aleix Espargaró foi terceiro.

Aí houve também um toque entre Nakagami e Marc Márquez, que teve de ir à boxe com problemas na mota e acabou por abandonar. Brad Binder passou para segundo e Miguel Oliveira, que tinha partido de 11.º, passou a 8.º, mas acabou por perder três posições, ganhando cinco pontos para a classificação geral.


Quartararo tem 211 pontos, Bagnaia tem 201, Espargaró tem 195. Miguel Oliveira é 11.º com 95 pontos.

A Bola
 
GP Japão: Miguel Oliveira foi 9.º nos primeiros treinos livres

migueloliveiraDR.jpg

Miguel Oliveira (KTM) terminou na nona posição a primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão, esta sexta-feira.

O piloto fez a melhor volta já no final da sessão, em 1.44,743 minutos.

O mais rápido foi o australiano Jack Miller (Ducati), à frente do italiano Francesco Bagnaia (Ducati) e do campeão Fábio Quartararo (Yamaha).

Com o calendário a mudar as corridas da Europa para a Ásia, a organização decidiu que esta sexta-feira haveria apenas uma sessão de treinos livres, sendo que no sábado se realizam mais duas sessões de treino e as qualificações Q1 e Q2,

A Bola
 
Segundos treinos à chuva e terceiros cancelados levam Miguel Oliveira à Q2

migueloliveiraMOTOGPdr1.jpg

O Grande Prémio do Japão está a passar por grandes constrangimentos e, depois de uma segunda sessão de treinos livres condicionada pela chuva - até esteve parada com bandeira vermelha após queda de Pol Espargaró - Miguel Oliveira e o colega de equipa na KTM, Brad Binder, passaram diretamente para a Q2, qualificação dos mais rápidos.


A direção de corrida decidiu depois cancelar o terceiro treino e passar direto às qualificações.

A Bola
 
Miguel Oliveira parte de 8.º, Marc Márquez consegue pole 1071 dias depois

migueloliveiraargentina.jpg

Miguel Oliveira (KTM) alcançou o 8.º lugar da grelha de partida para o GP do Japão, apesar de uma queda, e vai partir da terceira linha depois de completar a Q2 à chuva com o tempo de 1.55.895.

Destaque para a pole-position de Marc Márquez (Honda), que regressou à competição na semana passada em Aragão (com uma queda), algo que não alcançava desde 2019, precisamente no Japão - foram 1041 dias sem partir do primeiro lugar.

Márquez, com 1:55.214, vai partir à frente de Johan Zarco (Ducati, 1:55.422) e Brad Binder (1.55.537), companheiro de equipa de Miguel Oliveira.

No final do tempo de qualificação Oliveira era terceiro, mas ainda havia vários pilotos em pista e acabou superado por Jorge Martin (Ducati), Brad Binder e os espanhóis Aleix Espargaró e Maverick Viñales (Aprilia).

O líder do campeonato, Fabio Quartararo, partirá atrás de Miguel Oliveira e Francesco Bagnaia, seu perseguidor a 9 pontos, do 12.º lugar.

A Bola
 
Miguel Oliveira faz segundo melhor resultado da época no Japão

migueloliveiraDR.jpg

Miguel Oliveira (KTM) terminou esta madrugada o Grande Prémio do Japão na quinta posição, sendo o segundo melhor resultado desta época. Iguala o quinto lugar do GP de Portugal, depois de ter vencido o GP da Indonésia.

O piloto, que chegou a ser terceiro e quarto (ao passar o colega de equipa Brad Binder), concluiu a prova a 8,185 segundos do vencedor, o australiano Jack Miller (Ducati), que terminou à frente de Binder (que devolveu a ultrapassagem), a 3,409 segundos, e do espanhol Jorge Martin (Ducati), a 4,136. Oliveira partira do oitavo lugar da grelha, mas graças a bom arranque ganhou quatro posições, seguindo na roda de Miller, que saltou de sétimo para terceiro. Marc Márquez (Honda) foi quarto, passando Miguel a três voltas do fim.

Quanto às contas do Mundial, os favoritos ficaram bem mais para trás, mas mesmo assim o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que foi oitavo, aumentou a vantagem no campeonato: soma 219 pontos, mais 18 do que o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que caiu na última volta a tentar passar o francês. Aleix Espargaró foi 16.º e tem 194 pontos.

Miguel Oliveira é 11.º com 106 pontos.

A Bola
 
Miguel Oliveira termina treinos livres em 8.º na Tailândia

img_920x518$2022_09_30_10_52_23_2045837.jpg

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou em oitavo o primeiro dia de treinos livres para o Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, 17.ª das 20 provas do campeonato.
Num dia de sol, com a pista seca, o piloto português fez a melhor volta em 1.30,608, a 0,327 segundos do mais rápido, o francês Johann Zarco (Ducati). O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) foi segundo, a 0,018 segundos do gaulês, com o espanhol Jorge Martin (Ducati) em terceiro, a 0,190.

Miguel Oliveira, que já tinha sido o sétimo mais rápido na primeira sessão, garante, assim, provisoriamente, um lugar na segunda fase da qualificação (Q2), a disputar no sábado.

O piloto natural de Almada, que foi o melhor dos pilotos KTM, ainda sofreu uma pequena queda, a baixa velocidade, na primeira sessão do dia, dominada pelo espanhol Marc Márquez (Honda), que também caiu a baixa velocidade.

Com a possibilidade de chover no sábado, os resultados de hoje poderão ser decisivos na hora de definir a passagem direta à Q2.

"A segunda sessão foi mais complicada, com vento, na secção mais rápida foi difícil fazer uma trajetória rápida. Estou contente com o top 10 nos combinados, mas ficámos um pouco aquém ao nível de ritmo, há coisas na moto que se podem melhorar para me fazer sentir um pouco mais confortável e competitivo. Esta tarde entraremos mais nisso e amanhã traçaremos um plano", explicou Oliveira, em declarações à Sport TV.

Miguel Oliveira chega a esta 17.ª ronda no 11.º lugar da classificação do Mundial, com 106 pontos, a 113 do líder, o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que hoje foi apenas quinto.

Record
 
Miguel Oliveira cai para a Q1

migueloliveiraDR.jpg

Miguel Oliveira caiu para a Q1 ao ter registado o 12.º tempo combinado após os treinos livres para o GP da Tailândia.

O piloto português até foi 10.º na última sessão, mas o tempo combinado (foi 11.º na sessão 3, depois de no primeiro dia ter sido oitavo) não permitiu que ficasse entre os 10 primeiros, tendo então de seguir para os 15 minutos de Q1 para tentar um dos dois tempos mais rápidos e aceder à Q2, qualificação principal.

Também Marc Márquez e Aleix Espargaró vão correr a Q1.

O mais rápido é de momento o francês Johan Zarco, com 1:30.830.

A Bola
 
Miguel Oliveira agarra Q2 nos últimos segundos

migueloliveira7.jpg

Miguel Oliveira conseguiu um dos dois postos mais rápidos da Q1, garantindo assim acesso à qualificação principal, a Q2, que define a pole-position.

O tempo de 1.30.099 foi alcançado a poucos segundos do fim, quando era sexto, tendo ficado apenas atrás de Marc Márquez, a 61 milésimos (1.30.038).

Assim, Aleix Espargaró, que chegou a ser o mais rápido, foi empurrado para fora da Q2, bem como Carl Cruchlow.

A Bola
 
Miguel Oliveira alcança segunda vitória da temporada na Tailândia

migueloliveiratailandiadr1.jpg

Miguel Oliveira venceu este domingo o Grande Prémio da Tailândia depois de ter partido do 11.º lugar. É a segunda vitória da temporada, depois de ter vencido em Mandalika o GP da Indonésia. O início foi adiado em cerca de uma hora devido à chuva torrencial no circuito, mas acabou por começar pelas 9.55 horas para 25 voltas.

Jack Miller e Francesco Bagnaia completam o pódio, com o italiano agora a apenas dois pontos de Fabio Quartararo, que não pontuou - tem 217 pontos e Bagnaia 2015. Marco Bezzecchi, que arrancara da pole position, acabou em 16.º.

Miguel Oliveira soma agora 131 pontos e é oitavo da geral, a 20 de Johan Zarco.

Faltam três provas para o final da temporada: Austrália, Malásia e Valência.

A Bola
 
Miguel Oliveira é penalizado e larga da última posição da grelha no GP da Austrália

img_920x518$2022_10_15_08_22_49_2051413.jpg


Miguel Oliveira não foi feliz na qualificação para o Grande Prémio da Austrália, prova que se disputa na próxima madrugada. O piloto português da KTM sofreu uma penalização de três lugares e vai sair do 24.º posto, o último da grelha de partida.

Oliveira, que ainda vai ter de cumprir uma 'long lap' na corrida da próxima madrugada, foi sancionado por ter sido apanhado a treinar o arranque na curva 2, antes de ter sido dado o final da Q1.

Segundo a informação divulgada pelo MotoGP, o português foi também punido por ter bloqueado Enea Bastianini ao circular a baixa velocidade na pista, causando uma situação potencialmente perigosa para os outros pilotos.

A sanção não é passível de recurso, por isso Miguel Oliveira, que foi 11.º na Q2 e deveria sair do 21.º lugar, vai largar do 24.º posto, na cauda da grelha.

Destaque para Marc Márquez (Honda), recém-regressado de lesão, que vai sair da segunda posição. A pole position foi para Jorge Martin (Ducati), com Francesco Bagnaia a fechar a primeira linha da grelha.

Record
 
GP Malásia: 17.º para Miguel Oliveira nos segundos treinos

migueloliveiraargentina.jpg

Miguel Oliveira (KTM) terminou a segunda sessão de treinos livres para o GP da Malásia, a penúltima corrida do Mundial, na 17.ª posição.


A sessão começou atrasada devido à chuva intensa e não ofereceu melhorias de tempos, com o português a registar o tempo de 2.09.898, quando antes tinha feito 2.01.247, também no 17.º posto.


O seu colega de equipa, Brad Binder, foi o mais rápido, tal como na primeira sessão, com 2:10.485 (antes tinha rodado em 1:59.479), à frente Alex Rins (Suzuki) e Marc Márquez (Honda).


Francesco Bagnaia, que pode sagrar-se campeão, é apenas 11.º, Fabio Quartararo é 7.º.

A Bola
 
Miguel Oliveira sai do 19.º lugar no GP da Malásia

img_920x518$2022_10_22_08_27_51_2053937.jpg

Miguel Oliveira (KTM) não foi além do 9.º lugar na Q1 do Grande Prémio da Malásia, penúltima prova do Mundial de MotoGP, pelo que vai sair da 19.ª posição na corrida de amanhã, que se realiza a partir das 8 horas em Portugal Continental.

Passaram à Q2 Francesco Bagnaia (Ducati) e Marc Márquez (Honda), com o espanhol a fazer uma 'volta-canhão' nos últimos segundos da Q1.

Destaque também para a dura queda de Jack Miller (Ducati), numa fase em que tinha um lugar na Q2 garantido. Acabou por ver Márquez roubar-lhe a posição.

A pole position foi para Jorge Martin (Ducati), que bateu o recorde do circuito com uma volta em 1.57,790 minutos. A seu lado na primeira linha da grelha terá Enea Bastianini (Ducati) e Marc Márquez (Honda).

Francesco Bagnaia (Ducati), que sofreu uma queda na Q1, e Fabio Quartararo (Yamaha), os dois pilotos que estão na luta pelo título, vão largar do 9.º e do 12.º lugar, respetivamente..

Record
 
Miguel Oliveira termina em 13.º

migueloliveira6.jpg


O português Miguel Oliveira (KTM), que partiu do 19.º lugar no Grande Prémio da Malásia, penúltima prova do Mundial, depois de uma sessão de qualificação para esquecer, terminou na 13.ª posição.
O piloto conseguiu recuperar seis posições, levando três pontos do Circuito Internacional de Sepang.

Francesco Bagnaia foi o vencedor da prova, colocando-se a um pequeno passo do título mundial.
O italiano irá partir para a última corrida da época, em Valência, com 258 pontos, mais 23 do que o campeão do mundo em título, Fabio Quartararo.

A Bola
 
GP Valência: Miguel Oliveira, em despedida da KTM, arranca treinos em 8.º

migueloliveiraDR.jpg

Último fim de semana de Moto GP, em Valência, com Miguel Oliveira a despedir-se, então, da KTM. O piloto português alcançou esta sexta-feira o oitavo tempo nos primeiros treinos livres, com a melhor volta em 1:31.775.

A luta pelo campeonato é entre Fabio Quartararo (Yamaha) e Francesco Bagnaia (Ducati), com as coisas, de momento, a sorrirem ao francês: foi o mais rápido com 1:31.339, enquanto o italiano foi ‘apenas’ 17.º mas n mesmo segundo, com 1:31.999.

A Bola
 
Miguel Oliveira cai para fora da Q2

migueloliveiradr10.jpg

Miguel Oliveira não conseguiu melhorar o seu tempo na terceira sessão de treinos livres para o GP de Valência, última prova do Mundial, e caiu de 6.º para 13.º lugar nos tempos combinados, perdendo assim o lugar que tinha na Q2. O piloto português, que se despede da KTM, rodou em 1:30.446 (fizera antes 1:30.422) e terá assim de ir à Q1, qualificação prévia que apura dois pilotos para a corrida de luta pela pole position.

O mais rápido na manhã deste sábado foi o australiano Jack Miller (Ducati) em 1:29.921.

Quanto aos dois pilotos que lutam pelo título Mundial, Francesco Bagnaia (Ducati, a 2 pontos do título) foi 9.º com 1:30.324, enquanto Fabio Quartararo (Yamaha), campeão em título, foi ligeramente mais rápido, com a volta mais rápida em 1:30.231.

A Bola
 
Miguel Oliveira parte da 14.ª posição no GP da Comunidade Valenciana

img_920x518$2022_11_05_14_26_23_2059067.jpg

Miguel Oliveira terminou, este sábado, a qualificação para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana em 14.º, posição da qual vai largar na corrida de amanhã, pelas 13 horas.

O piloto português fechou a qualificação com um tempo de 1:30.236.

O espanhol Jorge Martín, da Ducati, larga da 1.ª posição (1:29.621), seguido da Honda de Marc Márquez (1:29.826) e da Ducati de Jack Miller (1:29.834), que fecha o pódio.

Recorde-se que o GP da Comunidade Valenciana é a última corrida do Mundial de MotoGP e vai decidir o campeão da temporada. Francesco Bagnaia segue na liderança, com 258 pontos - vai largar da 8.ª posição -, seguido de perto por Fabio Quartararo, com 235, que vai sair do 4.º lugar.

Record
 
Voltar
Topo