Muito cuidado. Ressonar pode ser sinónimo de problemas graves de saúde

Lordelo

Avensat
naom_61a5d86f25573.jpg

A roncopatia ou ressonar, como é vulgarmente conhecido, é dos problemas respiratórios mais comuns durante o sono. No entanto, não é normal e para alguns pode ser o primeiro sinal de uma doença com consequências graves.






Quando o ressonar está associado à apneia, isto é, quando há uma interrupção do fornecimento de oxigénio no organismo, podem surgir problemas cardiovasculares como hipertensão, enfarte cardíaco, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e até morte prematura, aponta a Academia Americana de Medicina do Sono. Muitos portugueses não fazem ideia de que sofrem da doença, mas a realidade é que retira qualidade de vida a quem ressona e de quem está por perto, pelo que procurar ajuda médica é, por isso, o primeiro passo a dar logo que o doente se aperceba de sintomas incomuns.


Habitualmente, a apneia do sono manifesta-se pela roncopatia. Mas a este sintoma juntam-se outros. "A partir do momento em que o paciente se queixa de cansaço durante o dia, dor de cabeça matinal e sono pouco reparador, pode estar também com um distúrbio respiratório”, explica o médico Sérgio Pontes Prado especialista em sono, ao portal Metrópoles.


A apneia do sono, segundo o portal Lusíadas, é mais frequente nos homens, sobretudo a partir dos 40 anos. O excesso de peso é também uma característica comum a muitas pessoas que sofrem desta doença.

IN:NM
 
Voltar
Topo