Muito tempo sentado aumenta o risco de insuficiência cardíaca, mas há uma solução

Lordelo

Avensat
pexels-alena-darmel-7706971-750x430.jpg

A Simon Fraser University, de Vancouver, realizou um estudo no qual acompanhou mais de 100 mil adultos de 21 países durante mais de 10 anos, e concluiu que mais tempo sentado durante o dia está associado a um risco maior de morte precoce e doenças cardíacas.


A combinação de ficar sentado durante muito tempo e inatividade física foi particularmente prejudicial, quase tão má quanto fumar.


«A boa notícia é que aumentar a atividade física parece reduzir os riscos de se estar sentado durante muito tempo», afirmam os investigadores.


«Se precisa de estar sentado durante o dia, fazer mais exercícios ou outros momentos pode ajudar a compensar os riscos», revela o investigador do estudo Scott Lear, professor da Simon Fraser University, em Vancouver.


«O ser humano parece ter sido feito para se mover – e para sofrer se não o fizer», diz Harlan Krumholz, da Yale School of Medicine.


O estudo mostrou que estar sentado durante 8 ou mais horas por dia estava associado a um risco aproximadamente 20% maior de contrair doenças cardíacas ou morrer devido a qualquer causa durante o período do estudo, em comparação com aqueles que ficaram sentados durante apenas metade desse tempo. Quem permaneceu sentado mais tempo também teve 49% de mais probabilidades de sofrer de insuficiência cardíaca .


Sentado durante 6 a 8 horas por dia foi associado a um risco 12% maior de morte precoce e a um risco 13% maior de doença cardíaca.


Os benefícios para a saúde de ser fisicamente ativo também foram claros no estudo. «As pessoas que mais estavam sentadas e eram menos ativas tinham um maior risco (até 50%), mas as pessoas que apesar de estarem muito tempo sentavam, eram ativas, o risco era de apenas 17%.


Aqueles que sentaram menos e eram mais ativos tiveram o menor risco de morte precoce e doenças cardíacas.


A ligação entre estar muito tempo sentado e morrer prematuramente de doenças cardíacas é plausível, sendo a solução fazer mais atividade física.

IN:FOREVER
 
Voltar
Topo