Mundo Inundações afetaram mais de 18 mil pessoas na África do Sul

genios

Avensat
AP492092418357.jpg


As inundações na África do Sul, provocadas pelas fortes chuvas deste fim de semana, afetaram mais de 18 mil pessoas, de acordo com a coordenação das forças de emergência locais.



Segundo o porta-voz das forças de emergência, Wilfred Solomons-Johannes, as últimas chuvas bloquearam estradas, provocaram deslizamentos de terras e cortaram a eletricidade em zonas perto da Cidade do Cabo.

"Cerca de 18 mil pessoas foram afetadas, o que obrigou a uma evacuação, tendo as pessoas sido alojadas em vários edifícios públicos", referiu Wilfred Solomons-Johannes em declarações à agência de notícias da África do Sul, Sapa.

O responsável acrescentou que "várias equipas limparam muitas das áreas afetadas e irão, no domingo, dar início aos trabalhos de reparação".

Pelo menos uma mulher morreu e outra desapareceu, depois de o carro onde seguiam numa ponte perto de Stellenboch, a 40 quilómetros da Cidade do Cabo, ter sido levado pelas cheias.

"As senhoras iam a caminho da igreja quando as águas agitadas empurraram o carro para o rio", disse o porta-voz da polícia local, Thembinkosi Kinana.

Na sexta-feira à noite, 129 pessoas foram retiradas de uma clínica em Somerset West, depois de um rio ter galgado as margens e ter inundado o edifício, localizado a 44 quilómetros da Cidade do Cabo.

Lusa
 
Voltar
Topo