Lordelo
Avensat
Um museu dinamarquês quer que um artista devolva cerca de 534 mil coroas suecas(cerca de 52 mil euros) que recebeu em dinheiro para recriar obras de arte com recurso a notas, depois do artista ter criado uma obra com telas em branco intitulada "Take the Money and Run". A reação do museu, até agora, tem sido confusa.
Jens Haaning, um artista dinamarquês, foi encomendado pelo Museu Kunsten a reproduzir duas de suas obras que representam o salário anual na Dinamarca e na Áustria. Porém, o artista manteve o dinheiro e produziu as telas em branco.
"Ele perturbou a minha equipa e a mim, mas também me ri porque foi uma atitude de cariz humorístico", disse Lasse Andersson, diretor do museu na cidade de Aalborg, ao jornal BBC News.
No entanto, Andersson clarificou que o dinheiro teria de ser devolvido quando a exposição terminar. "É o dinheiro do museu e temos um contrato assinado que estipula que teremos o dinheiro de volta no dia 16 de janeiro", disse.
Mas Haaning apontou que tinha pretensões de ficar com o dinheiro: "A obra transmite que eu fiquei com dinheiro". "Recomendo que outras pessoas que tenham condições de trabalho tão miseráveis quanto as minhas façam o mesmo", disse ele, acrescentando que a recriação das suas obras anteriores, seria um investimento pessoal de 25 mil coroas.
Mas Andersson refutou a alegação de Haaning de que o museu não tinha concordado em pagar-lhe de forma justa. "Acabámos de assinar um acordo com a associação de artistas dinamarquesa que aumenta o valor que os artistas recebem quando têm obras em exibição", disse ele. "Considero que Jens, de certo modo, não cumpriu com o acordo.
IN:CM