Não confunda com gripe! Sintomas de infeção altamente contagiosa

Lordelo

Avensat
naom_62f4bd4b0b6ec.jpg

Altamente infeciosa, a poliomielite é uma infeção que se estende intestino a todo o corpo, mas em que o cérebro e a espinal medula são os mais gravemente afetados. O vírus ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em crianças, sobretudo naquelas que tenham menos de cinco anos.






Geralmente, a infeção transmite-se ao engolir substâncias contaminadas por fezes infetadas. O vírus entra pela boca e replica-se na faringe e no tubo digestivo. Mesmo antes do início dos sintomas, está presente nas fezes. Após a infeção, o vírus passa para a corrente sanguínea, onde infeta as células do sistema nervoso, destruindo neurónios motores.


Embora não haja cura, a doença pode ser prevenida através da vacinação incluída no calendário de imunizações dos mais novos.


Existem ainda casos de poliomielite derivada da vacina, como os que vieram a público sobre os vírus encontrados nos esgotos de Londres, que são do poliovírus de tipo 2 derivado de vacina. Há menos de um mês, recorde-se que o mesmo tipo de vírus tinha infectado uma pessoa em Nova Iorque, nos Estados Unidos.


A que sintomas devem os pais estar atentos?


Segundo a rede de saúde CUF, os sintomas de poliomielite ligeira (que se manifestam entre o terceiro e o quinto dia após a infeção), a mais comum nas crianças mais jovens, consistem numa sensação de mal-estar geral, febre ligeira, dor de cabeça, irritação da garganta e vómitos. "A recuperação faz-se normalmente em 24 a 72 horas", diz.


Na poliomielite grave, mais provável nas crianças mais velhas e nos adultos, os sintomas (que surgem entre o sétimo e o 14.º dia) incluem febre, dor de cabeça e muscular profunda, rigidez do pescoço, dor nas costas, sensações de picadas em algumas zonas da pele, sensibilidade à dor, dificuldade em engolir saliva, alimentos ou líquidos, e debilidade de um ou mais músculos.


"Alguns pacientes desenvolvem outras complicações 20 a 30 anos depois de terem sofrido um ataque de poliomielite", alerta a CUF, acrescentando que esta doença (síndroma de pós-poliomielite) consiste "numa fraqueza muscular progressiva, que muitas vezes provoca invalidez".

IN:NM
 
Voltar
Topo