Lordelo
Avensat
Atualmente, o cancro da próstata é um dos principais cancros que afeta os homens, sendo o tumor de maior incidência e o segundo mais mortal, segundo um artigo publicado no site do hospital CUF.
No momento em que as células da próstata sofrem alterações no seu ADN, não morrem quando envelhecem ou se danificam e produzem novas células desnecessárias e sem qualquer controlo, tornam-se células de cancro.
A importância da prevenção
De acordo com a CUF, o rastreio da população em massa remete para a análise sistemática de homens assintomáticos (em risco) e geralmente é iniciado pelas autoridades de saúde.
Ao invés, a deteção precoce consiste num processo que começa por iniciativa própria do homem que procura um médico para ser avaliado.
O grande objetivo do rastreio consiste em diminuir a mortalidade devido ao cancro da próstata, com a manutenção da qualidade de vida do doente.
Os sintomas que jamais deve ignorar
Os sintomas deste tumor não são exclusivos, podendo surgir noutras doenças como é por exemplo o caso da hipertrofia benigna da próstata. Ou seja, se estiver a experienciar um ou mais dos sintomas aqui referidos não significa que tem cancro da próstata.
Todavia, deve estar atento e procurar um médico se tiver estes sintomas:
- Presença de sangue na urina ou no sémen;
- Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite;
- Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina;
- Fluxo de urina fraco ou intermitente;
- Dor ou ardor durante a micção;
- Dificuldade em ter uma erecção;
- Dor persistente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.
IN:NM