Lordelo
Avensat
Um estudo sobre os sintomas provocados pelo vírus Monkeypox revela que a esmagadora maioria (95%) dos casos são transmitidos por via sexual. Segundo o documento, publicado recentemente no The New England Journal of Medicine, os cientistas também observaram novos sinais clínicos, como lesões genitais únicas.
A investigação, liderada por cientistas da Queen Mary University of London, analisou 528 infeções confirmadas em 16 países, entre 27 de abril e 24 de junho deste ano. Os investigadores descobriram que, apesar de a maioria dos infetados ter desenvolvido sintomas semelhantes aos da gripe e da varicela, alguns também apresentaram lesões genitais e feridas no ânus e na boca – que, até então, não tinham sido relatados. Os dados mostram que uma em cada 10 pessoas tiveram apenas lesões na pele da região genital e 15% sentiram dores no ânus. Estes são semelhantes aos de infeções sexualmente transmissíveis e, segundo os autores do estudo, podem levar a erros de diagnóstico.
"É importante enfatizar que a Monkeypox não é uma infeção sexualmente transmissível no sentido tradicional. Pode ser adquirida através de qualquer tipo de contacto físico próximo", como gotículas respiratórias e potencialmente através de roupas e outras superfícies, explicou, em comunicado, o principal investigador do estudo publicado The New England Journal of Medicine, John Thornhill. No entanto, acrescenta: "O nosso trabalho sugere que a maioria das transmissões até agora está relacionada à atividade sexual - principalmente, mas não exclusivamente, entre homens que fazem sexo com homens".
Recorde-se que, tendo em conta a extensão do surto a mais de 70 países, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos uma emergência global. Apesar da falta de consenso entre os membros do comité de emergência, a decisão foi anunciada no sábado, 23 de julho, pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
De acordo com dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabiliza 588 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox, 73 dos quais notificados na última semana.
IN:NM