Lordelo
Avensat
Manter a glicemia sob controlo é meio caminho andado evitar complicações como a diabetes, doenças cardíacas e problemas renais.
"Muito açúcar no sangue por um longo período de tempo pode danificar os vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue a órgãos como o coração e os rins. Nem todos vai reparar em sinais desta condição, mas há alguns sintomas subtis, como fadiga ou aumento da sede", explicou a médica Bayo Curry-Winchell, ao portal norte-americano Eat This Not That!.
Com isso em mente, a especialista reuniu quatro sintomas de hiperglicemia:
1- Cansaço excessivo
De acordo com Bayo Curry-Winchell, níveis elevados de açúcar no sangue não são sinónimo de energia. O que acontece é que o corpo passa a não ser capaz de utilizar o excesso de glicose em benefício próprio, resultando em cansaço extremo.
2- Aumento da micção e sede
Os rins tornam-se incapazes de filtrar o excesso de açúcar no sangue e, por isso, tentam removê-lo principalmente através da urina. Para repor a quantidade de líquido que sai, o corpo passa a pedir cada vez mais água.
3- Visão turva
Níveis elevados de glicose no sangue podem aumentar a pressão dos vasos sanguíneos atrás da retina e causar visão turva.
4- Dormência e formigueiro
O excesso de açúcar no sangue pode resultar em danos no sistema nervoso, responsáveis por desencadear neuropatia, uma condição que se caracteriza por dormência ou formigueiro nos dedos das mãos e dos pés.
IN:NM