Navio encalhado ao largo de Aveiro com seis tripulantes a bordo

florindo

Avensat
Navio encalhado ao largo de Aveiro com seis tripulantes a bordo

Um cargueiro de 84 metros, com bandeira das Ilhas Cook, ficou encalhado hoje de manhã em S. Jacinto, Aveiro, estando os seis tripulantes a ser retirados, informou fonte da Marinha. "A entrada de água na casa das máquinas fez com que o navio ficasse desgovernado e fosse encalhar na praia de S. Jacinto", disse à Lusa o comandante Alexandre Fernandes, Relações Públicas da Marinha.
O alerta foi dado pelas 08:30.
Segundo a mesma fonte, o navio, que se deslocava rumo a Lisboa, para reabastecimento de combustível, está encalhado no areal.
Neste momento, as autoridades estão a proceder à retirada dos tripulantes para terra, tendo sido já resgatados cinco dos seis elementos.
"Os tripulantes estão todos bem. Somente houve um dos elementos que se sentiu mal e foi chamada ambulância para o local", adiantou o comandante Alexandre Fernandes.
A barra do Porto de Aveiro está fechada a toda a navegação desde as 08:00.

Fonte:
 
Tripulantes de navio encalhado ao largo de Aveiro já foram resgatados

Os seis tripulantes do navio de carga que encalhou hoje de manhã em S. Jacinto, Aveiro, já foram resgatados, informou fonte da Marinha.
"Os tripulantes, de nacionalidade turca e azerbaijã, encontram-se bem e estão a ser assistidos no local por uma equipa do INEM", disse à Lusa, o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, acrescentando que os homens serão transportados para o Hospital de Aveiro "apenas por precaução".
Segundo a mesma fonte, a operação de retirada dos tripulantes foi dificultada pelas condições meteorológicas "violentíssimas" e pelos difíceis acessos ao areal, onde o navio se encontra encalhado.
Entretanto, já foi contactada a Direcção de Combate à Poluição do Mar, para proceder à retirada do combustível do cargueiro de 84 metros, com bandeira das Ilhas Cook.
O pedido de socorro emitido pelo navio foi feito cerca das 08:30, via Lisboa-Rádio que depois deu o alerta para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento da Marinha.
"A entrada de água na casa das máquinas fez com que o navio ficasse desgovernado e fosse encalhar na praia de S. Jacinto", disse à Lusa o comandante Alexandre Fernandes, Relações Públicas da Marinha.
O navio, sem carga, tinha saído de Ferrol (norte de Espanha) com destino a Huelva (sul de Espanha).
A barra do Porto de Aveiro está fechada a toda a navegação desde as 08:00.

Fonte:
 
Voltar
Topo