Negócio arriscado na Luz
O Benfica pode ser o primeiro clube do mundo a emitir em exclusivo os seus jogos em casa num canal pago detido pela própria SAD.
Fontes do mercado consideram a ideia «arriscada», mas a direcção benfiquista assegura ter um estudo que garante a viabilidade do projecto.«Houve um estudo que serviu de alicerce às opções tomadas pelos responsáveis do Sport Lisboa e Benfica» (SLB), explica o director de comunicação do clube, João Gabriel, assumindo que o modelo de transformar a Benfica TV num canal pago é «algo totalmente inédito».
João Gabriel não revela dados do estudo sobre quantos estariam dispostos a pagar para ter acesso ao canal, mas afirma que «o Benfica entende que só através de um modelo diferente de exploração dos seus direitos televisivos conseguirá ter uma receita em linha, pelo menos a nível percentual, com a dos grandes clubes europeus».
O responsável pela comunicação diz que «o modelo final será apresentado em tempo oportuno». Mas assume que, «pela falta de concorrência em Portugal, o Benfica entendeu que deveria avançar com o seu projecto de forma autónoma».
No fundo, trata-se de mais um episódio numa guerra antiga entre o presidente Luís Filipe Vieira e a Olivedesportos, já que há muito que o dirigente dos encarnados manifesta desagrado pelos valores pagos pela empresa de Oliveira. Com o contrato a acabar em Junho, Vieira tem agora a possibilidade de pôr em prática um modelo alternativo de gestão dos direitos televisivos.
Custos de mais de 2 milhões
Sem números oficiais em cima da mesa, mas servindo-se dos dados que têm saído na imprensa, Rui Oliveira e Costa estima que a Benfica TV possa vir a custar cerca de 2,25 milhões de euros por mês. «O que significa que, a custar oito euros por subscrição (que é um número que está dentro do que foi veiculado), o canal teria de ter qualquer coisa como 281 mil assinantes para ser viável». Um número muito elevado se se tiver em conta que a Sport TV – que tem quatro canais – é subscrita por 550 mil assinantes.
Para chegar a estes valores, Oliveira e Costa diz que soma os cerca de 22,2 milhões de euros que até agora a Olivedesportos paga por época pela transmissão dos jogos do clube da Luz – receita que deixaria de entrar nos cofres do Benfica –, pelo menos cerca de 2,5 milhões que a Benfica TV terá pago pela liga inglesa, mais os 800 mil euros que pagou pelos direitos do campeonato brasileiro (’Brasileirão’) «e pelo menos mais 1,5 milhões em investimentos de equipamento e pessoal para garantir as transmissões».
Uma fonte do mercado recorda outro valor a ter em conta: «É preciso saber se os sete a dez euros avançados para a assinatura da Benfica TV já são o valor final para o consumidor». É que a Sport TV custa cerca de 27 euros, mas a esse valor têm de ser retirados 23% de IVA e cerca de 25% que normalmente as operadoras cobram aos canais pagos por terem custos acrescidos de comercialização, facturação e fiscalização.
Há ainda outro problema, aponta a mesma fonte, lembrando que a crise tem feito a Sport TV perder clientes: «Estamos a falar de apenas 15 jogos em casa. É um produto que se esgota em Maio. A partir daí, qual é o argumento para pagar por esse canal?».
Actualmente, cerca de 1,4 milhões de lares têm acesso à Benfica TV, através da Meo, Clix e Cabo Visão. Mas dados da Mediamonitor mostram que a audiência média mensal do canal raramente supera os três mil espectadores. No melhor dia de sempre, a 12 de Setembro de 2012, a Benfica TV chegou aos 18 mil espectadores. Muito longe do melhor dia da Sport TV1 que, a 2 de Março do ano passado, foi vista por 56 mil portugueses, e que tem valores de audiência média mensal sempre acima dos 12 mil espectadores.
A SportTV não quis comentar os novos conteúdos da Benfica TV, nem adiantar que estratégia comercial irá adoptar após a perda dos jogos da liga inglesa.
Fonte:
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se