Lordelo
Avensat
Um estudo realizado pelo Center for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, concluiu que uma parte significativa da população tenta prevenir o contágio da Covid-19 através do consumo ou inalação de lixívia. Quatro em dez pessoas admitiu comportamentos e práticas consideradas "perigosas para a saúde" pelo instituto.
Segundo o inquérito realizado durante o mês de maio que contou com 502 participantes, 4% dos inquiridos admitiu que bebia ou gargarejava produtos químicos e 6% garantiu inalar lixívia.
Dos inquiridos, destaca ainda para 18% que admitiu também utilizar na pele produtos de limpeza para a casa, sendo que 10% referiu que colocava desinfetante em produtos de higiene.
O estudo, citado pela Sky News, refere ainda que há registo de cidadãos que 'limpam' a sua comida com produtos desinfetantes. 19% afirmou lavar fruta com lixívia.
As autoridades de saúde têm tentado travar este tipo de comportamentos, advertindo e apelando contra a utilização perigosa de desinfetantes e produtos químicos.
IN:NM