Nova variante enfraquece vacinas? Tudo o que se sabe sobre a B.1.1.529

Lordelo

Avensat
naom_61a01b4a1b777.jpg

Foi com um elevado número de mutações, que podem criar problemas ao sistema imunitário. Os especialistas acreditam que esta estirpe possa comprometer a eficácia das vacinas e que estas não consigam ser tão eficazes contra o SARS-CoV-2.






Perante esta nova ameaça, , o que se sabe sobre esta nova variante?


Pode ser tão preocupante quanto a Delta?


A B.1.1.529 tem 32 mutações de proteínas spike, ou seja, o dobro das mutações da variante Delta. Isto significa que as vacinas que temos atualmente ao nosso dispor podem não ser tão eficazes em dar proteção contra o vírus.


E o que são estas tais proteínas spike? É o que os vírus usam para entrar nas células humanas.


As vacinas podem não ser tão poderosas com esta variante?


Algumas das vacinas funcionam treinando o corpo para reconhecer estas proteínas spike e neutralizá-las. Portanto, mutações nestas proteínas, o alvo das vacinas, são potencialmente preocupantes.


Como foi descoberta a variante?


Perante um aumento repentino de casos Covid na África do Sul na semana passada, começaram as suspeitas de algo se passava.


O primeiro aumento notório identificado foi num grupos de casos ligados a reuniões de estudantes em Pretória. Foi feito um sequenciamento e detetada esta nova variante. Terão sido identificados 100 casos associados à B.1.1.529.


O que diz a OMS?


A OMS indica que esta é uma das oito variantes que estão a acompanhar e antevê que esta possa efetivamente ser um risco no futuro.


Será reunido um grupo de trabalho, esta sexta-feira, para avaliar a evolução desta variante. Desta reunião poderão sair duas decisões: ou a variante é classificada como de preocupação, colocando-a ao mesmo nível da Delta, ou considerá-la variante de interesse menos grave, o que indica que pode afetar a transmissibilidade ou a gravidade da doença.


No caso mais grave, a OMS emitirá orientações para os países.

IN:NM
 
Voltar
Topo