Novo dispositivo do tamanho de um selo pode salvar milhares de vidas

Lordelo

Avensat
naom_63d2ae4460882.jpg


Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu um pequeno dispositivo que pode salvar milhares de vidas. É um aparelho que emite ultrassons e será uma ajuda na prevenção de ataques cardíacos, por exemplo.






É do tamanho de um selo e pode ser usado no peito até 24 horas. Através do ultrassom, consegue avaliar a função cardiovascular. Por norma, os ecocardiogramas comuns exigem técnicos e todo um equipamento mais volumoso.





Através de um algoritmo, será possível perceber quanto sangue é que o coração está a bombar. "O risco crescente de doenças cardíacas exige procedimentos e um acompanhamento mais avançados e inclusivos", refere Sheng Xu, professor na universidade e líder deste projeto.


"Este acompanhamento em tempo real está preparado para otimizar e remodelar o paradigma dos diagnósticos cardíacos", continua o professor.


O próximo passo é conseguir comercializar o produto. Segundo a revista NewsBreak, já foi desenvolvida uma parceria com a Softsonics.

IN:NM
 
Voltar
Topo