Novo teste de sangue pode vir a detetar inflamação cardíaca mortal

Lordelo

Avensat
naom_637f5bb1e61f9.jpg


Dentro de um ano poderá estar disponível um novo exame de sangue que deteta a miocardite. Esta inflamação do músculo cardíaco acaba por ser fatal em muitos casos. Esta deteção precoce poderá salvar muitas vidas.









O exame foi concebido com base numa pesquisa publicada na revista Circulation. O objetivo é detetar a molécula no sangue que pode ser um indicador de miocardite.


“A intervenção precoce é crucial no tratamento da miocardite, pois, em alguns casos, pode ser apenas uma questão de semanas entre o início dos sintomas e o desenvolvimento da insuficiência cardíaca”, explica Federica Marelli-Berg, professora de imunologia cardiovascular, ao portal Evening Standard.


“Embora seja preciso confirmar estas descobertas num estudo mais alargado, esperamos que não demore muito até que o exame de sangue seja usado regularmente”, continua.


Em alguns casos, a miocardite não apresenta sintomas. Noutros pode causar dores no peito falta de ar ou palpitações.


“Este exame de sangue pode revolucionar a forma como diagnosticamos a miocardite, permitindo que os médicos intervenham num estágio muito mais precoce para oferecer um melhor tratamento.”


Segundo o portal, este novo teste de sangue poderá custar 50 libras, cerca de 57,80 euros.

IN:NM
 
Voltar
Topo