Lordelo
Avensat
A descoberta de um novo vírus na China faz soar os alarmes no mundo. Chama-se Langya henipavirus (LayV) e trata-se de um vírus do género Henipavírus que é conhecido por provocar surtos de infeções altamente fatais em humanos.
Entre 2018 e 2021, infetou, pelo menos, 35 pessoas na China. Contudo, só agora é que estes casos vieram a público, num estudo desenvolvido por cientistas da China e de Singapura, publicado na revista The New England Journal of Medicine. Febre (100%), fadiga (54%), tosse (50%), dor de cabeça (35%) e vómitos (35%) são apontados com os principais sintomas.
Os cientistas apontam também para um mau funcionamento do fígado (35%) e dos rins (8%). Ainda assim, sublinham o facto de não terem sido registados óbitos relacionados com o vírus, que os especialistas acreditam que tem origem animal.
Para já, não são conhecidos sinais transmissão entre pessoas, nem casos no Ocidente. "Até agora, "a transmissão ocorreu do animal para o homem, não havendo provas de casos de transmissão de pessoa para pessoa", indicam os cientistas. Ainda assim, ressalvem que, no caso do Hendra e do Nipah, estudos anteriores sugerem que "este tipo de contágio não está descartado".
IN:NM