Lordelo
Avensat
O buffet de pequeno-almoço num hotel é sempre uma grande tentação. Tem muitas opções de escolha, mas o problema é que nem sempre faz as melhores. É possível conseguir uma refeição saudável - e também o oposto. Atenção que existe mesmo um alimento comum que pode levar ao aumento do risco de cancro.
Segundo o portal El Español é do bacon que deve fugir, bem como de todas as carnes processadas. São por vezes a escolha quando leva uns ovos mexidos ou estrelados, mas o melhor é deixá-los na mesa do buffet.
Vários estudos já mostraram que este tipo de carnes aumenta o risco de cancro, em especial o colorretal, como explicou uma pesquisa da universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O problema é a forma como o bacon, e todo este tipo de carnes, são processadas, com várias substâncias químicas.
O facto de serem cozinhadas a altas temperaturas mais tarde só irá potenciar os riscos. O bacon está ainda ligado a um alto teor de sódio, o que é propício ao desenvolvimento de outras patologias, como a hipertensão ou doenças cardiovasculares.
A carne processada é mesmo mais perigosa para a saúde do que o consumo de carne vermelha, revelou a organização Cancer Research, do Reino Unido.
“A primeira coisa que digo aos meus pacientes é que deixem de comer bacon ou linguiça ao pequeno-almoço e troquem por pedaços de frutas. Vão ficar mais satisfeitos já que têm alto teor de água e ajudam a saciar por mais tempo", explicou ao portal a nutricionista Rosa López.
IN:NM