O novo teste que pode vir a impedir milhares de mortes devido ao cancro

Lordelo

Avensat
naom_630338256c762.jpg

Está a ser testada no Reino Unido uma nova análise ao sangue que deteta mais de 50 tipos de cancro. O objetivo passa por identificar a doença ainda antes dos primeiros sintomas. A ser bem sucedido, este novo exame poderá salvar milhares de vidas todos os anos.






Os testes já estão a ser feitos pelo National Health Service, o serviço nacional de saúde do Reino Unido. Os primeiros resultados apresentados apontam que 10% das mortes podem vir a ser evitadas.





Este exame Galleri foi desenvolvido pela empresa norte-americana Grail. Consiste na recolha de fragmentos de ADN ligados a cancro. São depois analisados para se perceber de que parte do corpo chegaram.


Os investigadores acreditam que este pode ser um ponto de viragem em relação ao cancro. Grande parte dos doentes só são identificados quando os primeiros sintomas aparecem.


O estudo liderado pela Cancer Research UK e pelo King's College London Cancer Prevention Trials Unit and Grail tem vindo a acompanhar pessoas entre os 50 e os 77 anos.


“O potencial deste exame em reduzir o número de pessoas que morre de cancro é enorme. A longo prazo teremos uma redução da necessidade de quimioterapia bem como de medicamentos para cancros mais avançados”, explica Peter Sasieni, um dos investigadores.


Os responsáveis por este estudo acreditam que pelo menos 10% das pessoas que serão encaminhadas para exames futuros terão mesmo cancro da mama ou do intestino. A detenção precoce irá fazer com que desenvolvam estados avançados da doença.


Por enquanto, estes são todos dados provisórios. No próximo ano serão divulgado os resultados finais do estudo.

IN:NM
 
Voltar
Topo