O que o ranho 'diz' sobre a sua saúde e quando deve procurar ajuda médica

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O muco nasal, também chamado de ranho, não tem forçosamente de estar associado a um vírus ou a alguma doença. Contudo, dor de cabeça forte em torno dos olhos, que piora quando nos baixamos, e muco amarelo ou verde são sinais de que deve procurar um médico. Nas crianças, desconfie de muco persistente apenas a sair de uma narina, febre alta persistente e inchaço à volta dos olhos.


Mas para que nada fique por explicar, a rede de saúde CUF explica o que significam as várias cores do muco nasal:


Leia Também:

Muco transparente

"Surge frequentemente quando entra no nariz alguma substância irritante, que pode ser um químico ou refeições picantes, ou então pólen e pelos, para quem sofre de alergias ou rinosinusite."

Muco branco

"O ranho branco, leitoso, e ligeiramente mais espesso está normalmente presente no caso de uma constipação, quando esta ainda se está a desenvolver."

Muco amarelo

"O muco passa a amarelo e mais espesso quando a inflamação dura mais tempo. (...) Significa que ainda faltam alguns dias para que a condição desencadeante possa voltar ao normal."

Muco verde

"Habitualmente associado a mau cheiro, é sinal de que a inflamação passou a estado de infeção, mas nem sempre significa que é necessário tomar antibiótico. (...) É muito importante reforçar a hidratação."

Muco vermelho ou rosa

"A tonalidade rosa do muco assinala a presença de sangue diluído, mas isso não quer dizer que se trate de uma doença ou um sintoma grave. (...) Trata-se de pequenas perdas de sangue da mucosa local."

Leia Também:

Muco castanho ou laranja

"O sangue fica acastanhado passado algum tempo, o que pode justificar essa cor no muco. Outra explicação comum é passarmos algum tempo num ambiente com muito pó ou terra."

Muco preto

"As razões mais comuns (...) são o contacto com fumos, ambientes de trabalho muito poluído, uso de drogas inaladas e tabaco. Também pode estar associado a uma infeção fúngica, mas trata-se de casos muito raros."

Leia Também:

 
Voltar
Topo