Lordelo
Avensat
A idade não poupa ninguém, mas envelhecer não é o único fator de risco para problemas oculares. O consumo excessivo de sumos de fruta torna-nos mais suscetíveis a sofrer de perda irreversível de visão, de acordo com um estudo publicado no Frontiers in Nutrition.
Segundo o estudo, estas bebidas podem aumentar o risco de degeneração macular avançada relacionada com a idade (DMRI), uma doença degenerativa da área central da retina que conduz a uma diminuição acentuada e irreversível da visão central.
Com base em respostas de questionários e dados disponíveis de 2005 a 2006 na base de dados National Health and Nutrition Examination Survey, do Centro de Controlo de Doenças, cuja criação remonta à década de 60, os investigadores descobriram que os sumos de fruta não afetam "a DMRI precoce e qualquer DMRI". Contudo, os grandes consumidores desta bebida estão mais propensos a desenvolver DMRI.
Citada pelo Daily Express, a especialista Rabia Bourkiza, da OCL Vision, considera que, "embora os resultados deste inquérito sejam interessantes, são inconclusivos", uma vez que "este estudo não foi conduzido com a metodologia e análise que permitiriam estabelecer uma relação de causalidade". Como tal, defende que "é necessária mais investigação para perceber se existe uma ligação clara entre o consumo de sumo de fruta e a degenerescência macular relacionada com a idade".
"O que sabemos é que as vitaminas que estes sumos contêm podem ser muito benéficas para a nossa saúde ocular", acrescenta, ressalvando que "não é recomendável beber quantidades excessivas". Bourkiza avisa que, "ao fazê-lo, pode estar a colocar demasiado açúcar no seu corpo".
Lembra ainda que devemos comer fruta e não apenas consumi-la no estado líquido.
IN:NM