O que se sabe da BA.2.75, a nova subvariante da Ómicron

Lordelo

Avensat
naom_62c8334f55ed6.jpg

Há um novo motivo de preocupação na comunidade científica. Trata-se de uma subvariante da Ómicron. Ainda mais contagiosa que a BA.5, a BA.2.75 consegue escapar à barreira de anticorpos criada por vacinas e infeções anteriores.






Como tal, o Lifestyle ao Minuto preparou um guia com três perguntas e respostas. Veja abaixo:


1- O que está em causa?


Tom Peacock, virologista do Departamento de Doenças Infeciosas do Imperial College London, refere que a esta subvariante tem 45 mutações (oito estão na proteína Spike) em comum com a BA.5 e 15 peculiares.


2- Há motivo de preocupação?


"Esta é uma variante com potencial para se tornar uma preocupação e, portanto, deve ser controlada de perto", escreve o jornal El Mundo, que cita fontes científicas. Para já, prevê-se que a BA.2.75 tenha mais facilidade em 'furar' a barreira de anticorpos criada pelas vacinas ou por uma eventual infeção recente associada à Covid-19.


3- É mais letal?


Ainda nada está comprovado.


O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:


Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

IN:NM
 
Voltar
Topo